Índice - CGI.br - Pautas e Atas das Reuniões Ordinárias
2000
- Continuação da discussão sobre a representatividade no conselho de administração do do novo Comitê Gestor da Internet.
- Aprovação do projeto "Estratégias de produtos e serviços para universalização do acesso a Internet no Brasil".
- Anúncio do início das visitas de acompanhamento das REMAVs acadêmicas no âmbito do projeto das REMAVs empresariais.
- Decisão de se enviar uma equipe técnica para avaliar a situação da conectividade nos equipamentos do Observatório Nacional.
- Aprovação do texto da resolução que determina a criação do DPN .edu , específico para as instituições de ensino superior. O documento aprovado também prevê modificações nas regras do DPN .net .
- Aprovação do documento "Proposta para recomendação de PTTs", que será divulgado inicialmente como recomendação.
- Discussão sobre o conceito dos blocos representativos que irão constituir o modelo de institucionalização do novo Comitê Gestor da Internet.
- Autorização, ad referendum , da transferência do domínio antispam.org.br para a tutela da ABRANET-RJ.
- Relato das primeiras reuniões do Grupo de Trabalho para implantação das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade Empresariais.
- Determinação do fechamento dos domínios criados diretamente sob o .br e criação do DPN .edu , específico para as instituições de ensino superior.
- Divulgação da aplicação dos recursos do Comitê oriundos da cobrança das taxas de registro e manutenção de nomes de domínios.
- Ficou decidido o apoio do CGI.br a aprovação do Projeto de Lei sobre fixação do horário de verão no Brasil devido às implicações das mudanças dos horários na configuração de equipamentos da Internet.
- Lançada a Cartilha de Segurança para Internet.
- Relato da primeira reunião do Grupo de Trabalho que está estudando as propostas para a criação de uma resolução uniforme de conflitos de registros de domínios no Brasil.
- Criação de grupo de estudo de propostas para criação de instâncias administrativas para resolução de conflitos de domínios.
- Apresentação de propostas para melhoria de mecanismos na Comunicação Social do CGI.br.
- Aprovação do "congelamento" imediato da publicação dos domínios inadimplentes, que será efetivado em lotes semanais.
- Informe sobre a operação da interface para o relógio atômico do Observatório Nacional, responsável pela disponibilização do horário de referência padrão na internet brasileira.
- Apresentação de uma proposta preliminar para abertura de redes metropolitanas de alta velocidade com aplicações empresariais.
- Aprovação do curso à distância sobre gerente de redes, a ser desenvolvido pelo GT-RH
- Determinação do fechamento dos domínios criados diretamente sob o .br e criação do DPN .edu , específico para as instituições de ensino superior
- Estabelecida a criação de um grupo de trabalho que irá consolidar todas as modificações das regras do registro em uma única resolução a ser publicada no D.O.U.
- Aprovação da primeira versão da cartilha de segurança, que será divulgada no website do CG
- Aprovação da realização de um projeto para acompanhamento de investimentos em empresas de Internet no Brasil.
- Relatos de participação nos eventos do ENRED, México, e reunião da ICANN, Japão.
- Apresentação e análise dos projetos de Lei em tramitação no Congresso relacionados a Internet.
- Criação do DPN .can , domínio temporário destinado aos candidatos às eleições municipais de 2000.
- Relato da participação dos conselheiros do CGI.br na reunião do grupo de formação do LACNIC no Chile.
- Anunciado modificações no sistema de registro de domínios.
- Foi solicitado um levantamento técnico ao GT-ER e Abranet sobre as limitações da tecnologia WAP (Wireless Application Protocol), de modo a garantir acesso isonômico aos serviços por meio de celular.
- Foi mantida a decisão de apoiar a criação e formalização do LACNIC, desde que o Brasil assuma a parte operacional da nova organização.
- Discutido aspectos institucionais do Comitê Gestor.
- Aprovado o apoio financeiro para o processo de formalização do LACNIC junto a ASO (Address Support Organisation), da ICANN.
- Foi aprovado a aquisição de novos equipamentos e ampliação do quadro de técnicos para a operação do serviço NBSO, subordinado ao GT de Segurança do Comitê Gestor.
- Aprovação das propostas do conselheiro Demi Getschko relativas a modificação no sistema de registro de domínios, aumento do número de DPNs e também quanto ao mecanismo de liberação de nomes previamente "congelados".
- Aprovada proposta apresentada pelo conselheiro Demi Getschko para substituição dos equipamentos atuais do Registro.Br, com a liberação dos recursos necessários.
- Foi aprovado a liberação de recursos adicionais para os consórcios de 7 a 14 das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (REMAVE).
- Foi aprovado o mérito da criação de um Cadastro Nacional de Provedores Internet. Para tanto, deverá ser produzida uma resolução do CGI.br que instituirá o Cadastro como um serviço do Comitê Gestor.
- Apresentação do conselheiro José Luiz Ribeiro Filho sobre a situação dos provedores de acesso gratuito atualmente existentes no Brasil. Durante a exposição foi demonstrado um teste com simulação de invasão, que comprovou a impossibilidade de identificar autores de possíveis ataques em determinado provedor de acesso gratuito.
- O Comitê Gestor afirmou sua intenção em trabalhar em conjunto com a sociedade civil, entidades atuantes na área e com todos os provedores de acesso (gratuitos e pagos) para encontrar os mecanismos que possam ser adotados por estes para ajudar a tornar a rede mais segura.
- Ficou decidido que o domínio .gov deve, a exemplo, do .mil , será gerenciado pelo próprio governo.
- Foi aprovada propostas de mudanças no sistema de registro como, por exemplo, quanto à forma de promover a suspensão dos domínios inadimplentes e alteração na norma que impõe limite de 10 nomes de domínio por CGC por DPN.
- O conselheiro Tadao Takahashi anunciou aos presentes a proposta de apoio financeiro para melhorias na infra-estrutura das atividades do Comitê Gestor feita pelo Secretário Executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Sr. Carlos Américo Pacheco. Este apoio inclui a articulação de objetivos entre o Programa Sociedade da Informação, do MCT, junto as atividades do Comitê Gestor.
- Apresentação dos GTs (Engenharia de Rede, Recursos Humanos e Segurança): os Grupos de Trabalho apoiados pelo CGI.br apresentaram aos conselheiros um relato das atividades realizadas durante o ano de 1999 e também as perspectivas dos trabalhos a serem desenvolvidos em 2000.
- O representante dos provedores de serviço Internet, António Tavares, apresentou a idéia da criação de um cadastro nacional dos provedores de serviço Internet.
- Foi debatida a questão do acesso gratuito que começa a ser oferecido por algumas instituições financeiras a seus clientes. Devido ao aspecto da segurança, o Comitê Gestor está preocupado com o tipo de acesso anônimo adotado por provedores que oferecem acesso gratuito