Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 11 de julho de 2002

  • 1995

    Reunião de 11 de julho de 2002

    Local: Centro Operacional do CGI.br - São Paulo - SP
    Participantes:
    Membros: Ivan Moura Campos; Artur Nunes de Oliveira Filho; Eduardo Tadao Takahashi; António Tavares; Cássio Jordão Motta Vecchiatti; Raphael Mandarino Júnior e Demi Getschko.
    Assessores: José Maria Gomes Martins (SEPIN/MCT); Antenor César Vanderlei Corrêa (SEPIN/MCT); Hartmut Richard Glaser (Registro.br); Frederico Neves (Registro.br); Liane Tarouco (GT-RH); Rui Campos (ABRANET); Vicente Landim de Macedo Filho; Robson Almeida (CGI.br) e Gustavo Sousa Júnior (CGI.br).
    Convidados: Ricardo Patara (CG/LACNIC) e Sérgio Campos (DCC/UFMG)

    Desenvolvimento e resultados da reunião:

    1. Aprovação da ata da reunião de 16/05/02 - Foi aprovada, com algumas alterações, a ata da reunião realizada no dia 16 de maio de 2002, em São Paulo.

    2. COMDEX 2002 - Foi aprovada a liberação de recursos para a realização da programação do Comitê Gestor da Internet no âmbito da COMDEX 2002 a ser realizada no mês de agosto, em São Paulo, nos termos do orçamento proposto e apresentado pela Profª. Liane Tarouco.

    3. ENUM - O analista Ricardo Patara, do LACNIC e Registro.Br, fez uma apresentação sobre o sistema ENUM, um protocolo e arquitetura propostos pelo IETF para tradução de números telefônicos internacionais E.164 para URI (Universal Resource Identifier), utilizando a estrutura do sistema de nome de domínio (DNS).

    Após a apresentação discutiram-se aspectos técnicos e funcionalidades do sistema, inclusive algumas possíveis aplicações desta tecnologia. Também foi sugerida uma apresentação sobre o sistema ENUM à Anatel, com a presença do conselheiro Demi Getschko e do Sr. Ricardo Patara a fim de esclarecer o pedido do registro brasileiro de receber a delegação do DNS do domínio 5.5.e164.arpa na base do RIPE/NCC, pendente de aprovação pela Anatel junto ao ITU-T.

    4. ICANN - Evolução e Reforma - O Dr. Ivan Moura Campos apresentou um diagrama representativo da nova composição da ICANN e explicou as principais inovações em sua estrutura, as quais foram amplamente discutidas na reunião da entidade em Bucareste, em junho.

    A participação dos conselheiros no debate sobre o assunto resultou na sugestão de fazer circular as propostas da ICANN por meio de reuniões entre os ccTLDs da região da América Latina. Neste contexto, o Dr. Tadao Takahashi lembrou que estará organizando uma série de reuniões temáticas que envolverão países da região e poderão convergir também para a obtenção de feedback desses países em relação à reforma da ICANN.

    5. Segurança - O conselheiro Cássio Vecchiatti informou que o documento "Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet" encontra-se finalizado e pronto para divulgação a partir dos websites do NBSO e do Comitê Gestor. O Sr. Vecchiatti também informou que a equipe de segurança do NBSO está preparando um programa de treinamento para administradores de redes, que poderá ser utilizado por meio de cursos à distância a serem oferecidos pelo GT de Recursos Humanos.

    6. Consórcio de Tecnologias Abertas - O Dr. Tadao Takahashi distribuiu e apresentou uma proposta de iniciativa para a formação de um consórcio de tecnologias abertas, conforme discussão iniciada na reunião de 16 de maio, na qual o Comitê Gestor da Internet decidiu apoiar a continuidade da pesquisa do computador popular, considerando a hipótese de fomentar a criação de um consórcio de apoio ao software aberto.

    O Prof. Sérgio Campos (DCC/UFMG) fez comentários sobre o projeto apresentado e destacou a importância do Comitê Gestor da Internet na iniciativa.

    7. Programa @LIS / Comissão Européia - O Dr. Tadao Takahashi propôs o envolvimento do Comitê Gestor da Internet como coordenador das atividades de fomento para criação de consórcios que submeterão propostas de projetos de demonstração para o programa @LIS. De acordo com a sugestão do representante do CNPq, em princípio serão apoiados três grupos de consórcios que receberão recursos distintos para aplicação em projetos de acordo com o tema apresentado. O Comitê Gestor manifestou-se favoravelmente à idéia, condicionando à análise dos temas dos projetos.

    8. Reunião da ICANN no Brasil - O Comitê Gestor decidiu formalizar a candidatura do Brasil para sediar uma reunião da ICANN em 2003, provavelmente na última semana do mês de março. Como providência, ficou decidida a criação de uma comissão formada pelos conselheiros António Tavares (coordenador), Tadao Takahashi, Raphael Mandarino e os assessores Hartmut Glaser, Vicente Landim e José Alexandre Bicalho, com o intuito de lançar a proposta junto à ICANN e organizar a realização do evento na cidade do Rio de Janeiro.

    Ivan Moura Campos
    Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil