Encontrando os pais e as mães da Internet

tipo: Documentos
publicado em: 06 de abril de 2005
por: Mário Teza
idiomas:
Mário Teza* - 06 de abril de 2005
Fonte: Baguete

Eu cheguei, com parte da delegação brasileira no domingo a noite, depois de rodar 4 horas de Buenos aires até Mar del Plata. A delegação brasileira encontra-se completa pela primeira vez: Manuel Losada (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Rogério Santanna (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Demi Getschko (Representante de Notório Saber em Assuntos de Internet), Cássio Vecchiatti, (segmento do setor empresarial usuário), Carlos Afonso,Gustavo Gindre, Marcelo Fernandes e eu, Mário Teza(Representantes do terceiro setor). Completaram a delegação Hartmut Richard Glaser - Coordenador do Registro.br e mambro do LacNic e Frederico Neves do Registro.Br.

Na abertura do evento, tive o prazer de ouvir Vint Cerf, presidente da ICANN. Ele é conhecido como o "criador" do protocolo TCP/IP e o "pai" da Internet. Hoje exerce o cargo de Vice-Presidente de Arquitetura e Tecnologia Internet da MCI WorldCom (4) Muito simpático, ele agradece a todos/todas pela presença, ex plica o que vai acontecer e chama todos/todas de "loucos" por ficarem na reunião em vez de irem passearem por Mar del Plata, curtindo o lindo visual da cidade. O evento ocorre em frente a praia.

Encerra-se a sessão de abertura e partimos para o almoço. A tarde nos dividimos pelas diversas sessões. Eu participei de uma entre as organizações não-governamentais e com o GT de usuários/usuárias inidíviduais. Detalhe interessante, o GT de ongs não indica nenhum nome para a diretoria da ICANN, já o GT de usuários/usuárias indica 7 nomes.

A tarde nos dividimos pelas atividades. Participei da reunião entre as ongs e usuários/as. O debate foi centrado numa proposta de Carlos Afonso, colega do CGIBR, de unificar as iniciativas de usuários/as e das ongs no ambito da ICANN. Para minha surpresa, a resistência foi muito grande. Diversos interesses ficaram evidentes. O principal é a manutenção dos espaços já conquistados dos/as usuários/as em relação á uma ação unitária com as ongs. Detalhes interessantes: das reuniões específicas, esta foi a que mais tinha mulheres participantes; somente 20 ongs participam premanentemente das atividades da ICANN em todo o mundo.

A noite aconteceu uma recepção para os/as participantes. Com a ajuda de Demi Getschko e Hartmut Richard Glaser, contatei os três "dinossauros" da internet. Convidei -os para palestrarem no fisl 6.0(10). Vinton Cerf (7), muito simpático, disse que tinha um compromisso no Japão, mas que tinha todo interesse em participar. Convites do Brasil ele tem grande interesse. Pediu que trocassemos email durante o dia seguinte pois tentaria alterar sua agenda. Passamos para Stephen Crocker presidente do Comitê Permanente para Segurança e Estabilidade. O comitê, também como conhecido como Comitê de Segurança da ICANN, concentra-se na segurança dos sistemas de alocação de nomes e endereços na Internet.

Crocker é um pioneiro da Internet, que ajudou a desenvolver protocolos para a Arpanet original e que organizou o precursor da Força-Tarefa para Engenharia da Internet (IETF). Ele foi gerente de programa da Advanced Research Projects Agency (ARPA - Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), e trabalhou com o Instituto de Ciências da Informação USC e a Aerospace Corporation (onde fundou o Laboratório de Ciências da Computação). Foi co-fundador e CTO de CyberCash Inc., e co-fundador e presidente da Longitude Systems. Recentemente, Crocker recebeu o Prêmio IEEE 2002 da Internet por seu trabalho pioneiro na internet. Ele é bacharel e Ph.D. pela UCLA. (3)

Stephen Crocker, foi o criador da primeira RFC (5). Segundos alguns presentes, no DNA da internet, 50 % é dele. (6) Ele ouviu nosso convite e disse, óbviamente, que chegávamos tarde na agenda dele mas também demonstrou simpátia pela comunidade software livre. Ele passou-me uma indicação do software que sua empresa desenvolveu, Shinkuro (8) uma ferramenta para uso colaborativo, compartilhando arquivos, trocando mensagens,etc. Ele está propondo que a ICANN o adote.

Nosso último convidado foi John Klensin, último pioneiro ainda ativo na área de protocolos. Klensin esta envolvido entre outras atividades, com o protocolo smtp, fundamental para quem usa email. Jon Postel, publicou em agosto de 1982 a RFC 821 - SMTP. Simple Mail Transfer Protocol, que foi atualizado pelo RFC 2821 de John Klensin, em abril de 20/01.(9) Ele também se caracteriza pela simpátia. Muito solícito, ficou de avaliar a possibilidade de palestrar no fisl6.0.

Sobre as "mães" da internet, me iinformaram que Susan Harris (11) ainda atua no IETF. Infelizmente ela não compareceu a este evento. A seguir fizemos uma roda com o "pai" da internet em Cuba, Jesus Martinez. Ele relembrava emocionado o palpel de Carlos Afonso, e o Alternex, como a primeira conexão da Ilha (Cuba) com o novo mundo virtual. Os dois marearam os ólhos com as lembranças das dificuldades e quando o primeiro email trafego numa máquina cubana, em abril de 1991. A mensagem trafegava através da Costa Rica. Cinco anos depois, Cuba conecta-se diretamente a internet.

Para terminar a noite, um grupo de tango entrou no salão. Entre fotos e suspiros, assistimos Vinton Cerf dançar uma música com Vanda Scartezin, brasileira escolhida a pouco tempo para a Diretoria da ICANN.

* Mário Teza é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil