Direto de Luxemburgo: Destinos da Internet em debate

tipo: Documentos
publicado em: 14 de julho de 2005
por: Mário Teza
idiomas:
Mário Teza* - 14 de julho de 2005
Fonte: Baguete

Vai começar a segunda reunião anual da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers- Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) em Luxemburgo.

" O interessante é que a sociedade civil tem por alvo o Estado para tentar obter mudanças em suas condições de vida. Ela não tem ponto de referência em um Estado global. Ela passa, portanto, pelos meios de comunicação que estão à sua disposição. As mídias, mas também a Internet, são muito úteis, pois através delas os atores da sociedade civil criam uma sensibilidade que indiretamente influencia as instituições políticas. É assim que a Internet se transformou hoje em uma esfera política que não era antes." (3)

Manuel Castells

As reuniões acontecem a cada quadrimestre num continente. A primeira do ano foi em Mar del Plata, Argentina (1). A delegacao brasileira é constituída por Rogerio Santanna, Antonio Lousada, Jose Bicalho, Carlos Afonso, Marcelo Fernandes, Hartmut Glaser, Demi Getschko, Cassio Vecciacio, José Tavares, eu, Mário Teza. Também compõe o time brasileiro Vanda Scartezini do Conselho da ICANN.

O lugar

" Luxemburgo, país da Europa ocidental. Faz fronteira ao norte e a oeste com a Bélgica, a leste com a Alemanha e ao sul com a França. Tem 2.586 km2 de superfície. Junto com a Bélgica e os Países Baixos, forma o Benelux.

Território

O grão-ducado, cortado pelos rios Sûre e Alzette, se divide em duas regiões distintas: o Öesling, que faz parte das Ardenas e se caracteriza por ser um planalto recortado por profundos vales; e uma planície baixa e ondulada, a Boa Terra.

Tem um clima temperado com invernos suaves. A temperatura média anual é de 10 °C e a precipitação média, de 815 mm.

População e governo

A população é uma mistura dos povos celta, belga, romano e franco. Tem uma das densidades demográficas mais baixas da Europa, compensada pela imigração. A população (1992) é de 389.800 habitantes, com uma densidade de 151 hab/km2. Sua capital e maior cidade é Luxemburgo (1991), com 75.833 habitantes.

Mais de 95% dos habitantes são católicos. Os três idiomas oficiais são o luxemburguês (dialeto alemão), o alemão e o francês.

O Grã-Ducado de Luxemburgo é uma monarquia constitucional hereditária, com um governo democrático e um gabinete unicameral.

Economia

É um dos países mais industrializados do mundo e o segundo maior em receita, vindo depois da Suíça. Em 1991, o produto nacional bruto foi de 11,7 bilhões de dólares, com uma renda per capita de cerca de 31.100 dólares. Uma espécie de paraíso fiscal, tornou-se um dos principais centros financeiros do mundo.

Em 1921, iniciou a união econômica com a Bélgica; o franco belga é usado em ampla escala, mas a moeda oficial é o Euro. Em 1960, entrou em vigor a União Econômica do Benelux.

História

Depois do domínio romano, pertenceu ao reino franco da Austrásia e do Império Carolíngio. De uma das partes em que esse último foi dividido depois da morte de Carlos Magno, a Lotaríngia, surgiu o condado no ano de 963.

Em 1060, passou a ser governado por Conrado, fundador da casa de Luxemburgo, antes de ser dominado em 1437 pela Casa de Habsburgo. Nos quatro séculos seguintes, a Espanha e a Áustria alternaram na posse de sua soberania. Quando acabaram as Guerras Napoleônicas, em 1815, o Congresso de Viena tornou Luxemburgo um Grão-Ducado e delegou o governo a Guilherme I, rei dos Países Baixos. Em 1867, depois da tentativa francesa de adquirir o ducado, Luxemburgo passou a ser território neutro, garantido pelas grandes potências." (2)

A viagem

Parte da delegacao chegou no sabado para as atividades preparatorias. Eu cheguei no domingo acompanhando Marcelo Fernandes, Cassio, Tavares e Gindre. Sai de Porto Alegre depois de uma semana quase a zero graus. Cheguei em Frankfurt sentindo o calor do verao europeu. Da Alemanha fomos para Luxemburgo num aviao da LuxAir. Essa companhia tem 15 avioes, 10 sao da Embraer. Foi num Embraer que chegamos ao local do Encontro.

Aqui em Luxemburgo o sol nasce as 05:30 e anoitece somente as 22:00. Trouxe comigo uma gripe que esta solidariamente me acompanhando nestes primeiros dias. Eh um horror sofrer com a gripe no calor.

Os primeiros contatos

Na segunda-feira, 09h local, 04h em Porto Alegre, aconteceu a abertura do evento. Diferente de Mar del Plata (1), o início foi frio e rápido. Uma introdução minimalista de Vint Cerf, coordenador do Conselho da ICANN. Em seguida falou o ministro das Comunicações de Luxemburgo. Depois assistimos um video da representante de Luxemburgo no debate da Cupula da Sociedade da Informacao da ONU. Seu discurso foi muito proximo ao das posições que o Governo do Brasil tem defendido. Vou tentar encontrar o vídeo e o discurso do ministro. Assim terminou a sessão de abertura e partimos para os grupos de trabalho.

Esta é minha segunda participação numa reunião anual da ICANN. Agora já posso selecionar o que é relevante para divulgar. Vou centrar meus relatos no principal debate, a Governança Mundial da Internet. De um lado o Governo Americano, contra Brasil e agora União Européia. Assistindo, em dúvida com nossas propostas ou declaradamente pro-governo americano, um grande número de países presentes.

Destaco aqui a presença de muitas delegações da Àsia, além, claro, de centenas de euroupeus.

Vou tentar tambem agendar os/as pioneiros/as da Internet para participarem do Fórum Internacional de Software Livre, sétima edicao, que acontecerá em junho de 2006, na PUCRS, Porto Alegre.

************************

Fontes:

(1) Portal Software Livre

(2) iG

(3) Icoletiva

* Mário Teza é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil