O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) receberão o filósofo belga Mark Coeckelbergh para um encontro sobre os desafios éticos e sociais da Inteligência Artificial.
Qual o limite entre humano e máquina? Como o desenvolvimento tecnológico molda o futuro do trabalho? O que é "aprendizagem de máquina" e "ciência de dados" e quais impactos elas têm sobre nossas vidas? Essas são algumas das questões elucidadas em Ética na IA, livro mais recente de Mark Coeckelbergh, que pautarão as discussões.
O debate com Coeckelbergh será conduzido por Renata Mielli (CGI.br) e Diogo Cortiz (Ceweb.br|NIC.br), e moderado por Fernanda Martins (InternetLab).
No encontro, o filósofo belga irá traçar um panorama dos problemas éticos com a IA, desde narrativas influentes sobre o futuro da IA e questões filosóficas sobre a natureza e o futuro do ser humano até preocupações sobre responsabilidade, privacidade e vieses, além de como a formulação de políticas públicas pode ajudar a enfrentar os presentes desafios nesse campo.
Quando: 9 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h (credenciamento no local a partir das 18h)
Onde: Auditório do Edifício Bolsa de Imóveis (Av. das Nações Unidas, 11.541 - 2º andar, Brooklin, em São Paulo)
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do endereço: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/Encontro-Mark-Coeckelbergh-IA/
As vagas são limitadas!
O encontro contará com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos). Haverá ainda emissão de certificado para os participantes.
Mark Coeckelbergh
Mark Coeckelbergh nasceu em 1975, em Leuven, na Bélgica. Graduou-se em ciências sociais em 1997 na Universidade de Leuven, onde obteve também, no mesmo ano, o mestrado em ciências políticas. Em 1999, concluiu o mestrado em filosofia social pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e em 2003 obteve o doutorado em filosofia pela Universidade de Birmingham, também no Reino Unido. Desde 2015, é professor titular de Filosofia da Mídia e Tecnologia no Departamento de Filosofia da Universidade de Viena, na Áustria. De 2017 e 2019, foi presidente da Sociedade para Filosofia e Tecnologia (SPT). Em 2023, passou a ocupar a cadeira do Instituto de Filosofia da Academia Tcheca de Ciências em Praga e tornou-se professor visitante da Universidade de Uppsala e do Programa Wallenberg de IA, Sistemas Autônomos e Software – Humanidades e Sociedade (WASP-HS), ambos na Suécia. Em 2017, foi finalista do Prêmio Mundial de Tecnologia na categoria “Ética”.
É pesquisador da Rede Mundial de Tecnologia (WTN) e membro Grupo de Especialistas de Alto Nível da Comissão Europeia sobre Inteligência Artificial; do Conselho Austríaco de Robótica e Inteligência Artificial; e da Iniciativa Global IEEE para Considerações Éticas em Inteligência Artificial e Sistemas Autônomos. Publicou mais de quinze livros e diversos artigos no campo da filosofia da tecnologia, com ênfase na relação entre ética e tecnologias como a robótica e a inteligência artificial. É membro do conselho editorial de periódicos e coleções de livros nessa área, como AI and Ethics, AI for Sustainable Development, AI & Society, Science and Engineering Ethics e Cognitive Systems Research. Participou de uma série de projetos de pesquisa na Europa no campo da robótica, incluindo PERSEO, DREAM, INBOTS, SATORI e SIENNA.