W3C reúne desenvolvedores e discute os novos desafios da web 


02 OUT 2008



Acessibilidade, web semântica, adoção de padrões e segurança foram alguns dos temas apresentados no 1º Fórum sobre Padrões Web

O escritório W3C Brasil (Consórcio World Wide Web) acaba de realizar, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br (NIC.br), o 1º Fórum sobre Padrões Web “Por uma web única”, evento que reuniu cerca de 65 desenvolvedores. O objetivo foi debater a importância e os benefícios da adoção de padrões, a preocupação crescente das empresas no que se refere à acessibilidade e à interoperabilidade, as principais mudanças registradas sobre esse assunto, bem como as expectativas para os próximos períodos.

Na abertura estiveram presentes o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; o presidente da iLearn, Everaldo Bechara; o coordenador de sites do Governo do Estado de São Paulo, Ricardo Kobashi; o chefe de projeto de gerência integrada de operações e serviços do Serpro, José Antônio Tamashiro e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Informática (ABEP), Hugo Hoeschl.

Destaque para a apresentação realizada pelo coordenador dos escritórios internacionais do W3C, Klaus Birkenbihl, que trouxe como tema “Os caminhos para Web semântica”, assunto de grande impacto no futuro da rede. De acordo com o executivo, “a web está evoluindo do simples acesso a documentos para o acesso a dados. Essas informações poderão tanto estar armazenadas em dispositivos completamente diferentes uns dos outros quanto deverão ser combinadas para apresentar o resultado desejado para todos os usuários da Internet. Dessa forma, é fundamental que existam padrões para a troca e combinação desses dados”, afirma Birkenbihl.

“No Brasil, o mercado vem gradativamente percebendo a importância da adoção de padrões para a Web. No entanto, o país já possui massa crítica considerável para também atuar como protagonista nesse cenário e começar a influir nos fóruns internacionais de desenvolvimento de padrões”, finaliza o gerente do escritório W3C no Brasil, Vagner Diniz.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil — CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (www.ceptro.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país e por abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br), responsável por criar padrões, normas e diretrizes que garantam o crescimento da Web no longo prazo.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br