W3C facilita a entrada de autores no mundo da web móvel 


08 DEZ 2008



O validador mobileOK, de código aberto, garante conteúdo adequado a dispositivos móveis

Hoje o W3C tornou mais fácil a tarefa de criação de conteúdos desenhados especificamente para tornar mais atraente a mobilidade das pessoas que usam uma grande variedade de dispositivos. O W3C convida a comunidade para testar o validador mobileOK do W3C, que se baseia nos padrões publicados recentemente – a Recomendação de Testes de mobileOK Básico 1.0.

“O novo validador funciona sobre o conjunto de ferramentas de controle de qualidade oferecido pelo W3C para ajudar autores e desenvolvedores de ferramentas de autoria a criar conteúdos limpos”, comentou Tim Berners-Lee, diretor do W3C. “Conteúdos limpos oferecem grandes benefícios tanto a autores como a usuários. O validador mobileOK faz um excelente trabalho ao ajudar você a melhorar o seu conteúdo passo a passo. Cada vez que você melhora a sua pontuação no validador, sua audiência móvel vai lhe agradecer”.

Como já foi mostrado no Relatório de Implementação, existem vários sítios mobileOK, incluindo o motor de busca do Google e a versão móvel do sítio web da Wikipédia. Em adição a outros portais de conteúdo, jornais e listas telefônicas validados pelo mobileOK, já são conhecidas algumas ferramentas que geram conteúdos mobileOK, como o plugin de mobilidade do Wordpress. O W3C antecipa que o validador facilitará o trabalho dos desenvolvedores de ferramentas de autoria, particularmente por avançar a passos largos na criação de uma comunidade global móvel.

mobileOK facilita a validação
Os testes do mobileOK Básico são baseados nas Melhores Práticas em Web Móvel, que se podem verificar automaticamente por software. A ferramenta utiliza  o conhecido validador do W3C para melhorar a qualidade do conteúdo. Além da pontuação, que informa se o conteúdo atende às especificações para funcionar corretamente em dispositivos móveis, o validador oferece conselhos para atender as necessidades dos usuários em movimento.

O validador, de código aberto, continuará crescendo
O validador mobileOK foi desenvolvido com um projeto de código aberto, dirigido pelo Grupo de Trabalho de Melhores Práticas em Web Móvel (MWBP), o qual inclui líderes da indústria de mobilidade e patrocinadores da Iniciativa Mobile Web (MWI). O W3C gostaria de receber sugestões sobre novas características e melhorias para o validador, que podem ser feitas na respectiva lista de discussão, cujo número de colaboradores vem crescendo. O apoio financeiro do projeto MobiWeb2.0, que é parte do 7º Research Framework Programme (FP7) da União Européia, permitirá ao W3C continuar ativamente com o desenvolvimento do validador até o fim do ano de 2009, pelo menos.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em https://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br