W3C e Opera promovem debate sobre o futuro dos padrões na Web


15 MAI 2009



Batizada de "Café com Browser", iniciativa reunirá periodicamente os principais navegadores do mercado

O W3C (Consórcio World Wide Web), entidade com escritório brasileiro baseado na sede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realiza amanhã, 15 de maio de 2009, a primeira edição do evento Café com Browser. Voltado para desenvolvedores, o programa contará com a participação do diretor de padrões do navegador Opera, Charles McCathienevile.

Na ocasião, Chaals, como é conhecido o diretor do Opera, fará uma palestra sobre as novas funcionalidades e os padrões web HTML5 e XHTML2. "O objetivo é detalhar as principais convergências e diferenças entre essas duas linguagens. Também apresentaremos novos recursos em navegadores, como a geolocalização, e o acesso às informações em diferentes plataformas, como catálogo de endereços, sistemas de arquivo e recursos aprimorados de multimedia - gráficos 3D e suporte a vídeo", explica.

De acordo com Vagner Diniz, coordenador-geral do W3C Escritório Brasil, essa será uma oportunidade para que os participantes entendam como os fabricantes de navegadores se comportarão em relação à adoção dessas novas linguagens e padrões. "O mercado tem acompanhado esse assunto com grande expectativa. A série Café com Browser será um momento importante para ouvir os navegadores mais relevantes", enfatiza o executivo.

"Realizamos em maio uma série de palestras junto aos universitários brasileiros, uma ação que batizamos de University Tour. Estivemos presentes em nove localidades e a nossa participação do Café com Browser encerrará nossas ações no país", finaliza McCathienevile.

Os novos padrões HTML5 e XHTML2 terão como principal característica a possibilidade de agregar no código fonte comandos para áudio e vídeo, além de contar com funcionalidades para a criação de gráficos dinâmicos e animações com gráficos vetoriais. A escrita de páginas também será simplificada e as aplicações ganharão maior agilidade.

Para mais informações acesse: https://www.w3c.br.

Anote na agenda
Café com Browser W3C - "Os mais novos padrões e funcionalidades da web"
Data:
15 de maio de 2009 - sexta-feira
Horário: das 9h00 às 11h30
Local: Sede do CGI.br - Av. das Nações Unidas, 11.541 - 6º andar - São Paulo - SP

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: https://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (https://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (https://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (https://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (https://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou https://www.cgi.br/

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br