W3C e Mozilla promovem debate sobre o universo das tecnologias Web


22 JUN 2009



Segunda edição do "Café com Browser" contou com a participação do direto de Engenharia e Projetos Especiais da Fundação Mozilla, Chris Hofmann

O W3C (Consórcio World Wide Web), entidade com escritório brasileiro baseado na sede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizou na última sexta-feira a segunda edição do evento Café com Browser. A iniciativa, que reuniu 30 pessoas, entre desenvolvedores de agências digitais, provedores, governo, software house e empresas de TI, contou com a participação do diretor de Engenharia e Projetos Especiais da Fundação Mozilla, Chris Hofmann; e do diretor da Taboca, Márcio Galli.

Na ocasião, Hofmann comentou sobre a evolução do navegador Firefox e seu crescimento em todo o mundo. De acordo com o executivo, atualmente ele é considerado o browser mais conhecido na Europa e os números referentes à sua utilização Brasil também chamam a atenção. A empresa registrou um salto de 1 milhão de usuários diários, em 2007, para 3,5 milhões, em 2009.

O executivo abordou ainda alguns dos principais desafios da Web, aspectos relacionados à velocidade, segurança, interoperabilidade e compatibilidade, atuais dispositivos e a facilidade de navegação nesse ambiente. Questões que, segundo ele, ainda podem passar por um processo de evolução e melhorar, efetivamente, a qualidade da Web.

"Estamos diante de uma dinâmica de mercado bastante diferente. O objetivo do encontro foi mostrar um cenário de inovação, onde padrões emergentes podem se consolidar e possibilitar novos processos de experimentação no desenvolvimento da Web em sites, aplicações e add-ons", finaliza Chris Hofmann.

O evento foi transmitido ao vivo pela Internet e o conteúdo completo da apresentação está disponível no link: https://www.w3c.br/cafecombrowser/firefox. A iniciativa também foi repercutida no twitter por diversos participantes. Para visualizar os comentários acesse: #cafecombrowser.

Sobre o escritório W3C Brasil - W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade.
Mais informações em: https://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (https://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio - Registro.br (https://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações - CEPTRO.br (https://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação - CETIC.br (https://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Para mais informações: https://www.cgi.br / https://www.s2.com.br / https://twitter.com/S2comunicacao.

Sobre o Mozilla
Trata-se de uma comunidade global de milhares de pessoas que realmente acreditam no poder da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Não dedicada a lucros, a organização tem como missão melhorar a experiência online dos usuários em todo o mundo. O Mozilla desenvolve projetos de código aberto que têm sido utilizados como plataforma para algumas das iniciativas mais inovadoras na Internet.
Para mais informações, acesse: https://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox.

Sobre a Taboca
A Taboca oferece consultoria e serviços de desenvolvimento, além de auxiliar as organizações e criarem e lançarem aplicações para a Internet que proporcionam boas experiências aos seus usuários.
Para mais informações acesse: https://www.taboca.com.

Mais informações: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br