W3C cria grupo de pesquisa sobre tecnologias móveis para a inclusão digital


04 JUN 2008



Com apoio do NIC.br, iniciativa estimula discussão entre especialistas, entidades e ONGs sobre a conexão em comunidades rurais e distantes

O W3C (The World Wide Web Consortium), em parceria com o NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, anuncia a criação do Grupo de Interesse Web Móvel para o Desenvolvimento (MW4D). As entidades receberam os interessados em estudar o potencial das tecnologias móveis como ferramenta de inclusão digital a se tornarem membros do novo grupo de trabalho. O anúncio e convite foram realizados hoje no 14º CONIP — Congresso de Inovação na Gestão Pública, que acontece até amanhã, em São Paulo.

O seminário marca a primeira apresentação do escritório brasileiro do W3C, inaugurado há sete meses por iniciativa do CGI.br/NIC.br e cujo principal objetivo é estimular o mercado brasileiro a adotar padrões internacionais e abertos no desenvolvimento de aplicações voltadas para a Internet

O objetivo do núcleo MW4D é pesquisar questões relacionadas às dificuldades de acesso às tecnologias da informação e da comunicação pelas comunidades rurais e populações excluídas. “O Grupo é um fórum multidisciplinar criado em sintonia com a missão do W3C de tornar a Web disponível para todos”, explica Vagner Diniz, gerente do escritório W3C no Brasil.

Com a mobilidade, a Internet pode chegar às áreas mais remotas, além de criar novas oportunidades de emprego, acesso a serviços de saúde e de informações úteis à população. “O que precisamos para ter sucesso nessa ação é resolver questões importantes como a falta de padrões para dispositivos ao usuário final, restrições na rede de acesso, custos do serviço, educação para o uso e a compreensão da real necessidade de informações das comunidades rurais”, diz Ken Banks, co-líder do Grupo de Interesse MW4D e fundador do kiwanja.net.

De acordo com o estudo da GSMA e da UIT, no fim de 2007 mais de 3 bilhões de pessoas já tinham acesso ao celular e 80% da população do planeta estava coberta por redes GSM. O que torna os telefones celulares plataformas mais acessíveis para serviços de saúde, educação e de governo eletrônico em comunidades rurais. Entretanto, existem ainda barreiras a serem superadas no provimento de acesso para essas comunidades e em desenvolvimento de conteúdo e aplicações para as necessidades locais.

O novo grupo MW4D pretende analisar esses desafios, identificar as maneiras mais eficazes de superá-los e propor um mapa para o avanço nessas questões. Assim, o W3C convida especialistas, pesquisadores e ONGs para participarem ativamente dessa nova frente de trabalho. Mais informações: https://www.w3c.br.

Sobre o Consórcio World Wide Web (W3C)
O Consórcio World Wide Web (W3C) é um consórcio internacional no qual as organizações associadas, profissionais de tempo integral e especialistas afins trabalham juntos para o desenvolvimento de padrões Web. O W3C realiza a sua missão ao criar padrões, normas e diretrizes que garantem o crescimento da Web no longo prazo. São mais de 400 Organizações Associadas ao Consórcio. O W3C é dirigido conjuntamente pelo Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT CSAIL), nos EUA, pelo Consórcio Europeu de Pesquisa em Informática e Matemática (ERCIM), na França e pela Keio University, no Japão, além de escritórios regionais. Para mais informações, acesse https://www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil — CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (www.ceptro.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/

Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: https://www.s2.com.br ou https://www.cgi.br/.

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br