VII Fórum da Internet no Brasil inicia atividades com reflexão sobre passado, presente e futuro da Internet


14 NOV 2017



Programação segue nesta quarta (15) e quinta-feira (16) com workshops e plenária, além de audiência pública que será realizada na sexta-feira (17)

Sob o tema “Moldando seu futuro digital”, a 7ª edição do Fórum da Internet no Brasil teve início nesta terça-feira (14) com reflexões de renomados especialistas e pioneiros da rede sobre o presente, passado e futuro da Internet no Brasil. Realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento promove até esta sexta-feira (17), no Rio de Janeiro, debates cruciais para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil – entre eles, a audiência pública sobre a estrutura de governança da Internet no País.

Representantes dos setores governamental, empresarial, científico e tecnológico, terceiro setor e usuários da Internet reuniram-se nesta terça (14) em atividades auto-organizadas no chamado “Dia Zero” e para a abertura oficial do evento. Em sua fala inicial, o coordenador do CGI.br, Maximiliano Martinhão, destacou o novo formato do Fórum da Internet, que tem a programação formada por workshops propostos pela comunidade Internet. "Foram 78 propostas recebidas e 21 workshops selecionados. É a primeira vez que fazemos esse procedimento esperando ter uma grande adesão e participação dos diferentes setores", enfatizou. Martinhão reforçou ainda a importância de participação de jovens brasileiros no evento por meio do programa Youth@ForumBr, realizado pelo CGI.br.

"Fico pessoalmente feliz quando vejo a iniciativa de inclusão dos jovens na discussão sobre governança da Internet. Toda saída, tudo que temos que buscar de bom, tem que passar pela juventude", comentou Leonardo Soares (Secretária de Desenvolvimento do Rio de Janeiro). Também presente na abertura do evento representando o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, Julio Cesar Urdangarin (vice-presidente do IPLAN) lembrou que a Prefeitura da cidade se tornará, em breve, um dos sistemas autônomos participantes do PIX no Rio de Janeiro (projeto do IX.br, do NIC.br).

Também esteve na mesa de abertura o professor Marcos Dantas (CGI.br), que questionou o modelo de negócios das plataformas baseado na coleta massiva de dados, reforçando a importância de regulação no setor. Em seguida, Flávia Lefèvre (CGI.br) reforçou a importância da audiência pública na sexta-feira (17). “Nosso maior e imediato desafio, que deve contar com o envolvimento de todos, é preservar o caráter multissetorial da governança da internet, como princípio fundamental que está expresso no Marco Civil da Internet", ressaltou. Henrique Faulhaber também deu as boas-vindas ao público, ressaltou a qualidade dos workshops selecionados e também enfatizou a importância da participação dos jovens nas discussões promovidas no evento.

Presente, passado e futuro

No painel “Presente, Passado e Futuro da Internet no Brasil”, moderado por Flavio Wagner (UFRGS), Liane Tarouco (UFRGS) promoveu uma reflexão sobre a mudança de paradigmas provocada pela Internet. "A rede mudou as nossas vidas. Não só a maneira como estudamos e trabalhamos, mas a maneira como pensamos. Queremos sempre a informação mais atual e precisa, não nos contentamos mais com 'achismo'”. Ela também reforçou a importância do caráter livre e aberto da rede. “Nossa geração precisa de uma Internet livre, leve e solta, sem regras excessivas e sem custos excessivos”, recomendou.

Em concordância, Demi Getschko (NIC.br e CGI.br) relembrou o início do “.br”, quando as relações se davam de maneira informal. “Essa cooperação aberta é um dos grandes patrimônios que temos desde o começo e que precisa ser preservado. Desejamos que a rede consiga manter no futuro tudo o que conquistou no passado”, concluiu.

Durante o painel, os desafios para o futuro da rede foram apresentados por Carlos Afonso (NUPEF e ISOC Brasil). “Enquanto estamos conversando, caçadores de criptomoedas instalam scripts no seu computador para minerar moedas. Diálogos de troca de chaves de dispositivos Wi-Fi são expostos, algoritmos são usados para decidir contratações e demissões, liberar ou recusar créditos. A superinteligência mecatrônica em rede avança como uma séria ameaça à humanidade”, listou.

Tadao Takahashi (membro do Internet Hall of Fame da Internet Society) relembrou os principais fatos da história da Internet no Brasil e concluiu que “é possível que essa edição do Fórum seja histórica”. Na opinião dele, a audiência pública que acontecerá na sexta-feira (17) é um dos eventos mais importantes em andamento sobre a área.

Em complemento, Ronaldo Lemos (ITS Rio) enfatizou que foram acertos fundamentais a criação da RNP, a decisão de que a Internet não fosse tratada como serviço de telecomunicação, a forma como o CGI.br foi criado e depois institucionalizado, o Marco Civil da Internet e a realização do NETmundial. “Mesmo num momento difícil para o País, ainda temos um prestígio internacional muito grande, justamente pela quantidade de acertos na governança da Internet no País. Os valores que levaram a esses acertos ainda estão entre nós”, pontuou. Mencionando o Decálogo de Princípios do CGI.br, concluiu que “é cada vez mais importante proteger e promover esse conjunto de princípios, que deve servir de referência.”

Agenda

Nos dias 15 e 16 de novembro, a programação avança com a realização dos workshops e da sessão plenária sobre Cibersegurança. Temas como privacidade e proteção de dados pessoais, inteligência artificial e transformação digital, controle social e Internet no Congresso Nacional, usos e desafios das tecnologias blockchain, entre outros, serão debatidos durante o encontro. O Fórum é também uma atividade preparatória para a participação brasileira no IGF, que acontece de 18 a 21 de dezembro em Genebra, na Suíça.

Consulta pública CGI.br

O CGI.br também realiza nesta sexta-feira (17) a Audiência Pública sobre a estrutura de governança da Internet no Brasil. As contribuições recebidas nesta ocasião e por meio da plataforma on-line serão levadas em consideração na elaboração de um documento final pelo CGI.br contendo informações, diretrizes e recomendações para o aperfeiçoamento da estrutura de governança da Internet no Brasil. Esse documento será encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no dia 3 de dezembro de 2017.

Acesse a programação completa do Fórum: http://forumdainternet.cgi.br/#programacao.

VII Fórum da Internet no Brasil
Data: 14 a 17 de novembro
Hotel Prodigy Santos Dumont
Endereço: Avenida Almirante Silvio de Noronha, 365 - Centro
Rio de Janeiro – RJ
Programação: http://forumdainternet.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalhoccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Jaqueline Silva - jsilva@webershandwick.com - (11) 3027-0200 (ramal 312)

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr