Seminário do CGI.br discute desafios para o debate democrático online


21 MAR 2018



Encontro no dia 04/04 busca debater soluções e boas práticas para temas como fake news e discurso de ódio

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promove, no próximo dia 04 de abril, em São Paulo, o Seminário “Desafios da Internet no Debate Democrático e nas Eleições”. O encontro é aberto, mas tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no sítio do evento em https://cursoseventos.nic.br/desafios-da-internet-no-debate-democratico/. Haverá ainda transmissão ao vivo na Web por meio do canal do NIC.br no YouTube.

As discussões estão divididas em cinco painéis que tratam de temas como discurso de ódio e fake news, perfis alternativos, identidades múltiplas e robôs, detecção de fraude informativa e ação algorítmica, informação correta, vigilância e checagem de notícias. Além disso, algumas plataformas on-line apresentarão suas iniciativas frente aos desafios das fake news e do discurso de ódio em um último painel. O objetivo do encontro é reunir pesquisadores e especialistas do terceiro setor, da comunidade científica e tecnológica, do setor governamental e empresarial no debate sobre soluções e boas práticas relacionadas aos desafios apresentados.

“Apenas com um debate aberto, participação e envolvimento dos vários atores que compõem o ecossistema da Internet é que podemos, de fato, construir soluções democráticas”, considera Sérgio Amadeu, um dos representantes da comunidade científica e tecnológica no CGI.br. “Vale pontuar que as discussões do Seminário vão além do período eleitoral em si, pois se propõem a refletir sobre o processo de manifestação política na rede de modo geral”, explica. Amadeu também reforça a importância do debate à luz do decálogo de princípios para a governança e uso da Internet, que embasa e orienta as ações e decisões do Comitê Gestor, em especial do princípio que trata da liberdade de expressão.

Entre os palestrantes confirmados estão Carlos Affonso de Souza (ITS-Rio), Guilherme Pinheiro (IDP), Ivana Bentes (UFRJ), Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil), Marcelo Bechara (ex-conselheiro do CGI.br), Mônica Rosina (Facebook Brasil) e Wilson Gomes (UFBA). A programação na íntegra, com a atualização de novos palestrantes, estará disponível no endereço https://cursoseventos.nic.br/desafios-da-internet-no-debate-democratico/.

Na sequência do Seminário, nos dias 5 e 6, um workshop será realizado para convidados, visando aprofundar os debates iniciados no seminário. O CGI.br estuda a possibilidade de elaborar um Guia de Boas Práticas a partir dos resultados deste Grupo de Trabalho.

Anote na Agenda
Seminário Desafios da Internet no Debate Democrático e nas Eleições

Data: 04 de abril (quarta-feira), a partir das 8h30
Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, Mezanino, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: https://cursoseventos.nic.br/desafios-da-internet-no-debate-democratico/
Vagas limitadas
Transmissão Web: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Marina Morelli - mmorelli@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr