PTTMetro de São Paulo atinge 200 participantes


05 JUL 2011



Projeto mantido pelo NIC.br já atinge cerca de 60% do total de redes da Internet da capital paulista

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), registrou uma marca significativa no projeto Pontos de Troca de Tráfego Metropolitanos (PTTMetro) gerenciado pela entidade. O PTTMetro é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que provê a infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes denominadas como Sistemas Autônomos – (Autonomous Systems - ASs) na Internet Brasileira.

Com a entrada da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo, a ANSP (an Academic Network at São Paulo), o PTTMetro de SP registrou a ativação do seu ducentésimo Sistema Autônomo, além de atingir a marca de 50 Gbps na troca de tráfego da capital paulista e 60 Gbps no somatório de todas as 16 localidades. Em todo o Brasil, o projeto registra agora 285 Sistemas Autônomos. “É importante lembrar que a ANSP, criada e mantida pela FAPESP, foi a primeira rede brasileira a se conectar à Internet”, ressalta Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

A atuação do PTTMetro ocorre nas regiões metropolitanas do País que apresentam demanda e interesse de troca de tráfego. Atualmente, o projeto está presente em Americana, Belo Horizonte, Brasília, Campina Grande, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos e São Paulo.

“Participar de um PTT é dar maior segurança e controle para o tráfego que entra e sai de um sistema autônomo. Além de economizar nos custos decorrentes da troca de tráfego entre redes, resulta em mais segurança, menor latência e desempenho, resultando em operação mais eficiente e de melhor para os clientes de uma determinada rede e para a Internet como um todo”, completa Milton.

Nos Pontos de Troca de Tráfego, o participante pode economizar recursos através da racionalização dos custos e acordos comerciais, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br).

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Flickr / Youtube: S2Publicom
Marcio Martins marcio.martins@s2publicom.com.br
Claudia Fuji claudia.fuji@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/