Operadoras divulgam prazos para disponibilização de conectividade IPv6


30 NOV 2011



Clipping

Operadoras divulgam prazos para disponibilização de conectividade IPv6

TeleSíntese - 30/11/2011 - [ gif ]
Assunto: IPv6

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou na terça-feira (29) o cronograma informado por operadoras de telecomunicações para iniciarem o suporte ao protocolo IPv6 em seus produtos de conectividade internet destinados ao mercado corporativo. Segundo comunicado do CGI.br, Algar Telecom (CTBC), Highwinds, LANautilus, Level3 (antiga Global Crossing) e TIWS já oferecem o suporte, e a GVT oferecerá suporte a IPv6 a partir de janeiro de 2012. Já Oi e Telefônica oferecerão suporte a partir de julho de 2012.

GVT, Oi e Telefônica comprometeram-se, ainda, a oferecer conectividade IPv6 a alguns clientes, em sua maioria grandes fornecedores de conteúdo na internet, ainda em 2011, em caráter extraordinário. A TIM declarou que tem sua rede preparada para a adoção do IPv6 e que a migração ocorrerá de maneira gradativa.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) recomenda que todas as operadoras capacitem suas redes e comecem a atender, com conectividade IPv6, se possível ainda em 2011 e oferecendo conectividade IPv6 de forma generalizada em seus produtos para o mercado corporativo até julho de 2012. Recomenda, ainda, que testes com usuários finais comecem já no primeiro semestre de 2012. Para os provedores de conteúdo e qualquer empresa ou instituição com umite ou outro serviço na Internet, a recomendação é que a preparação seja feita durante o ano de 2012, para começar a operar com IPv6 antes de janeiro de 2013. (Assessoria de imprensa)