No FIB 14, CGI.br lança 4ª Coletânea TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade


22 MAI 2024



Disponibilizada gratuitamente, publicação apresenta 12 textos que abordam questões ligadas aos temas algoritmos, IA, ativismos digitais e violências no ambiente online, entre outros

Criada com o propósito de reunir diferentes atores em torno de discussões por uma Internet mais inclusiva e plural, a Coletânea "TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade" teve sua 4ª edição lançada, nesta quarta-feira (22), no 14º Fórum da Internet no Brasil (FIB 14), principal evento sobre governança da rede no país, que neste ano, acontece em Curitiba (PR). Iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o novo volume apresenta 12 textos, divididos em três capítulos: Algoritmos e Inteligência Artificial; Ativismos Digitais; e Desigualdades, Opressões e Violências nos Meios Digitais.

Autores e autoras dos artigos e ensaios participaram de um debate sobre temas abordados na publicação. A moderação ficou por conta de Bia Barbosa, uma das organizadoras da coletânea e conselheira do CGI.br pelo terceiro setor.

"Esta é a segunda edição construída a partir da seleção de propostas de artigos e ensaios, enviados por meio de processo de chamada aberta. O resultado é um termômetro do que está em evidência nos debates atuais sobre tecnologia e governança da Internet em diálogo com aspectos de gênero, raça e diversidade. Nosso intuito é promover reflexões que contribuam, de maneira prática e efetiva, com o avanço de pautas ligadas a esses temas", comenta Bia Barbosa.

Compuseram a mesa de debate: Fernanda Lobato (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Filipe Albuquerque Ito Russo (participante do programa Erasmus Mundus), Jessica Hind (Universidade Católica do Salvador-UCSAL), Lílian Araújo (Instituto Juristas Negras), Lorena Vilarins (JS Consultoria) e Arnaldo de Santana Silva (Universidade Federal do ABC-UFABC).

A 4ª Coletânea "TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade" está disponível para download gratuito em https://cgi.br/publicacao/4-coletanea-de-artigos-tic-governanca-da-internet-genero-raca-e-diversidade-tendencias-e-desafios/.

Reveja o lançamento da publicação em https://www.youtube.com/watch?v=Ua_5bdGC5Ho

Edições anteriores
Originalmente chamada de “TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios”, a coletânea, capitaneada pelo Grupo de Trabalho de Gênero, Raça e Diversidade do CGI.br, teve sua primeira edição lançada em 2021 e englobou análises sobre mulheres em carreiras tecnológicas, viés algorítmico, violência contra mulheres online, participação de mulheres na governança da Internet, entre outros assuntos.

Em 2022, foi publicado o segundo volume, que reuniu dez textos escritos por especialistas que estudam e trabalham no enfrentamento das assimetrias e desigualdades inerentes ao ambiente digital. A publicação foi estruturada em três seções: Gênero e raça nas tecnologias e na governança da Internet; Violência online contra mulheres; Educação – esta última abordou os impactos da desigualdade de gênero no ambiente educacional e na pesquisa acadêmica.

No ano passado, o CGI.br lançou a terceira edição. Diferentemente das coletâneas anteriores, que contaram apenas com autoras e autores convidados, ela foi composta por artigos e ensaios enviados por chamada aberta. Ao todo, os organizadores receberam 64 submissões de resumos que, após o processo de avaliação e seleção, desdobraram-se em 18 artigos, distribuídos ao longo dos capítulos "Violências e opressões nos meios digitais”, "Internet e territorialidades", "Governança da Internet: inclusão e representatividade"; " Dados, algoritmos e discriminação", "Diversidade e mercado de trabalho" e "Aspectos jurídicos e legais".

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com - (11) 98123-5235

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento
 - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/