NIC.br reduz anuidade de domínios "nom.br"


27 SET 2007



A medida visa contribuir para a crescente inclusão de brasileiros com domínio próprio na rede

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) anuncia redução no valor da anuidade dos Domínios de Primeiro Nível (DPN) para pessoas físicas nom.br , passando de R$ 30 para o equivalente a R$ 10. "Com essa medida, determinada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, esperamos colaborar para a crescente inclusão de brasileiros com domínio próprio na rede", explica Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br. O Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ) é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas da internet no País.

Segundo Frederico Neves, Diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br, a decisão vale também para os detentores de domínios nom.br que já pagaram o valor antigo, e que terão extensão automática do prazo de registro por mais dois anos. "Para manter a viabilidade do processo de cobrança, o período mínimo do registro sob nom.br será de três anos, podendo ser maior a critério do usuário", esclarece.

A possibilidade de registrar ou renovar um domínio por períodos maiores está igualmente disponível para os demais DPNs, que continuam com anuidade de 30 reais. Os domínios de primeiro nível são administrados pelo Registro Brasileiro (Registro.br - www.registro.br ), sob a coordenação do NIC.br. As alterações entraram em vigor no 26 de setembro de 2007, às 20h.

A preocupação do CGI.br em facilitar que novos usuários tenham seu próprio endereço na rede não é nova. Também na categoria para pessoas físicas foram criados, no final do ano passado, os domínios blog.br , flog.br , vlog.br e wiki.br . "Essa família de domínios destina-se a facilitar e, especialmente, a perenizar os endereços de referência de sítios brasileiros como blogs e wikis, afirma Getschko. "Usando-se esses DPNs, os registradores podem manter a estabilidade dos endereços de acesso aos conteúdos que produzem, tornando esses endereços independentes da real localização dos serviços na rede", acrescenta. "Desta maneira, o CGI.br reconhece a crescente importância que os blogs e os sítios pessoais têm na Internet, e continua apoiando o desenvolvimento da rede da forma mais estável e adequada possível", conclui o diretor-presidente do NIC.br.


Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/ .

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( https://www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( https://www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - https://www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - https://www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - https://www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br - https://www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.


Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

Fonte: Mariana Balboni, gerente de Comunicação
Internet: https://www.nic.br


Contatos para a imprensa:

S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br