NIC.br passa a marca de cinco milhões de domínios registrados


26 SET 2022



Segurança, qualidade do serviço, variedade de opções, custo-benefício, estabilidade no modelo e regras estão entre as características que fazem do .br um dos domínios mais seguros e populares do mundo

O domínio .br, operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), atingiu mais uma marca histórica ultrapassando os 5 milhões de nomes registrados. Além de oferecer solidez técnica e operacional, o .br ocupa a 5ª posição entre os “domínios de topo para código de país” (ccTLD ou country-code Top Level Domain) mais populares do mundo e, em relação a entidades similares, vai além ao executar outras ações com a receita advinda do registro de domínios, investindo na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da Internet no país.

“Chegar a essa marca expressiva é motivo de grande orgulho para nós, não apenas porque remete à expansão da Internet no Brasil, uma história da qual temos participado ao longo dos anos, mas por demonstrar a confiança dos brasileiros no trabalho que realizamos”, comenta Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Além de atingir os 5 milhões de nomes registrados sob o .br, o NIC.br comemora outra marca expressiva: hoje são mais de 1,5 milhão de domínios .br protegidos pela tecnologia DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions). O Brasil está entre os primeiros países a implementar DNSSEC e o resultado é visível: “É uma demonstração de que a comunidade está atenta à segurança. A extensão DNSSEC assegura que o conteúdo do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínio) é corretamente validado, impedindo ataque à resolução de nomes e garantindo a origem das informações. Ou seja, o DNSSEC contribui para evitar a alteração maliciosa de dados do DNS em diversos tipos de transações como, por exemplo, serviços financeiros”, destaca Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br.

O funcionamento do .br provê acesso direto e segurança ao usuário, bem como alternativas para que um nome registrado tenha semântica embutida. Há mais de 130 opções, cobrindo os mais variados setores e atuações específicas. Pode-se escolher, por exemplo, entre "ong.br", "art.br", "eco.br", ou, para profissionais, entre "bio.br", “adv.br”, "adm.br", "med.br", "eng.br". Pessoas jurídicas tem “agr.br”, “far.br”, “tv.br”, “tur.br”, pessoas físicas “blog.br”, “vlog.br”, “wiki.br”, e quem preferir se identificar localizadamente, cidades como "rio.br", "manaus.br", "cuiaba.br", "floripa.br", "foz.br", por exemplo.

"Estamos sempre atentos às sugestões que contribuam para ampliar a diversidade de nossas categorias de domínios, contemplando um número cada vez maior de áreas de atuação, iniciativas e serviços”, acrescenta Getschko.

Vantagens de registrar um .br
Como vantagem adicional, o .br oferece recursos de segurança como autenticação em duas etapas (token), e resolução segura de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e criptografia através do DNSSEC, que ajudam a adicionar uma “camada extra” de proteção ao usuário em relação aos riscos de roubo de informações ou alteração de dados. O Registro.br conta com servidores distribuídos por todo o Brasil e no exterior (Estados Unidos, Europa e Ásia), que garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio .br.

“O Registro.br possui uma equipe de atendimento altamente qualificada, com a qual o usuário poderá tirar dúvidas técnicas sempre que precisar e receber orientações sobre procedimentos administrativos”, comenta Frederico Neves.

“Com o valor arrecadado a partir do registro de domínios, o NIC.br - uma instituição privada e sem fins lucrativos – realiza outras ações em benefício da comunidade. Produz pesquisas sobre o uso de Internet, opera Pontos de Troca de Tráfego para o aprimoramento da conectividade no país, promove cursos e eventos de capacitação para diversos profissionais, investe no tratamento de incidentes de segurança na rede, entre dezenas de outras ações. Nosso modelo de operação é referência internacional”, destaca Getschko.

Estabilidade e preço justo
O .br oferece, ainda, o recurso de redirecionamento de páginas, que proporciona aos usuários das mais diversas plataformas a possibilidade de manter suas marcas ativas permanentemente na rede. Essa funcionalidade permite, por exemplo, que uma pessoa redirecione seu domínio para os locais onde publica conteúdo, seja ele um site ou o canal em redes sociais. Caso ela deseje trocar de plataforma ou de provedor, seu nome de domínio apontará para o novo lugar, preservando sua identificação na Internet.

Outro diferencial é o custo-benefício. Para obter um domínio sob o .br e usufruir do que o Registro.br oferece, é cobrada uma anuidade de R$ 40, uma das menores do mercado; e o período contratado pode ser de até dez anos. Além disso, há estabilidade no valor do domínio. “Desde 2017, por exemplo, os valores cobrados não sofreram qualquer reajuste”, reforça Neves.

História de sucesso
Sabia que o ".br" já existia antes mesmo de se estabelecer a conexão brasileira à Internet? No dia 18 de abril de 1989, Jon Postel (IANA), responsável pela atribuição de domínios de topo, delegou o ".br" ao grupo que operava redes acadêmicas na Fapesp. Inicialmente o ".br" foi usado para identificar as máquinas do ambiente acadêmico, e os registros eram poucos e feitos manualmente.

Em fevereiro de 1991, com o acesso à Internet já estabilizado no Brasil, foi definida uma estrutura de nomes sob o .br, contemplando os subdomínios "gov.br", "com.br", "net.br", "org.br" e "mil.br" – a exemplo dos domínios norte-americanos existentes à época. A partir da expansão da rede no país para o público em geral, em fins de 1994, o ".br" passou a crescer rapidamente: de 851 domínios registrados em 1995, alcançava mais de 7.500 nomes no mês de dezembro de 1996. O processo passou a ser automatizado e a marca de 1 milhão de domínios foi atingida em 2006, uma década depois.

A partir de então, o crescimento se deu em ritmo mais acelerado. Quatro anos após, em 2010, a quantidade dobrou. O feito se repetiu em 2012, quando o número de domínios .br bateu a casa dos 3 milhões. Em 2018, mais 1 milhão de registros foram incorporados. Em 2022, em seu 33º ano de existência, o .br chegou aos 5 milhões. Dados de consultoria especializada apontam que, em junho de 2022, aproximadamente 7 de cada 8 domínios registrados por brasileiros são .br, uma preferência raramente igualada em outros países. Consulte todas as categorias disponíveis e saiba como registrar um domínio ".br" em: https://registro.br/. Entenda ainda como os recursos arrecadados são revertidos em benefícios para a Internet no país, assistindo ao vídeo “NIC.br em 1 minuto” (https://www.youtube.com/watch?v=MGSzdKpZEWo) e saiba mais sobre as atividades do NIC.br, proporcionadas pelo registro de domínios .br, no endereço: https://www.nic.br/atividades/.

Registro.br
O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Executa ainda o serviço de distribuição de endereços IPv4 e IPv6 e de números de Sistemas Autônomos (ASN) no País. No 2° semestre de 2022, ultrapassou 5 milhões de domínios .br registrados e 1,5 milhão protegidos pela tecnologia DNSSEC. Para o LACNIC - Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe, o Registro.br oferece os serviços de engenharia e hospedagem. Mais informações em https://registro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/