NIC.br inaugura Ponto de Interconexão Prodabel, em Belo Horizonte


07 JUL 2009



Iniciativa permitirá adesão de novos participantes ao projeto

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciam a inauguração do Ponto de Interconexão (PIX) Prodabel (Cia de Processamento de Dados de Belo Horizonte) no PTTmetro de Belo Horizonte. O evento ocorre em 7 de julho, das 14h às 17h, no auditório da entidade.

Para a Prodabel, tornar-se um PIX, facilitará o acesso de outras redes (AS) ao PTTmetro. “A localização privilegiada do data center da Prodabel é um ponto fundamental, pois possibilitará a fácil adesão de novos participantes ao projeto”, disse Eduardo Ascenço Reis, supervisor do PTTmetro.

O PIX é um ponto da rede metropolitana no qual os participantes poderão efetivamente conectar-se ao PTTmetro. Sua criação depende da infraestrutura (espaço, energia, ar condicionado, segurança) e de fibra ótica apagada até o PIX central já existente (PIX RNP / POP-MG), ambos recursos fornecidos pela Prodabel. Todos os equipamentos eletrônicos que compõem cada PIX são fornecidos pelo NIC.br sem repasse de valores, ou seja, não há custo para o participante se conectar.

Criado em 2004, o PTTMetro consiste em diversos pontos de troca de tráfego espalhados pelo país. Usando esse mecanismo, as redes podem oferecer mutuamente acesso direto aos seus recursos, sem intermediação. Em cada localidade, o PTTMetro é composto pela interligação de pontos de interconexão de redes (PIXes), comerciais e acadêmicos, em uma área metropolitana e sob gerência centralizada.

Atualmente, o PTTMetro está presente em 10 localidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente e não por meio de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes.

Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino. Trata-se de um benefício que resulta em melhor desempenho e qualidade aos clientes e para uma operação mais eficiente da Internet.

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Michele Gassi – micheleg@s2.com.br
Raquel Herrera – raquel@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br