Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG) reconhece o trabalho de Cristine Hoepers, do CERT.br, por meio do Prêmio Mary Litynski
A maior associação mundial de luta contra a exploração on-line outorga o prêmio anual à Dra. Hoepers, do CERT.br, por seu trabalho em pesquisa e treinamento para a redução de abusos na Internet
O Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG), o maior consórcio global voltado para o desenvolvimento de abordagens colaborativas para combater abusos on-line, anunciou ontem (18 de fevereiro) que a Dra. Cristine Hoepers, gerente geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), foi agraciada com o prêmio anual Mary Litynski. O prêmio, atualmente em sua décima edição, homenageia a memória da mulher que ajudou a fazer do M3AAWG a principal organização dedicada ao combate de abusos on-line, como malware, ataques DDoS, ataques à segurança eleitoral, e muito mais.
O M3AAWG entregou o prêmio à Dra. Hoepers durante sua 48ª Assembleia Geral, realizada esta semana em São Francisco. O encontro reúne, durante quatro dias de sessões de trabalho e painéis educacionais, representantes de mais de 200 organizações-membros de todo o mundo, entre elas, AT&T, Comcast, Google, Microsoft, Orange, Twitter e Verizon.
A Dra. Hoepers é gerente geral do CERT.br, mantido desde 1999 pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), uma organização sem fins lucrativos. Seu trabalho no gerenciamento de incidentes, desenvolvimento de melhores práticas para a Internet e treinamento em segurança da informação tem reduzido os abusos on-line no Brasil e em toda a América Latina, além de aumentar a resiliência da Internet. De 2005 a 2013, ela liderou a coordenação técnica dos esforços anti-spam no Brasil, com foco na minimização do abuso de proxies e relays abertos, assim como na redução da entrega direta via botnets. A Dra. Hoepers também pesquisa o uso de tecnologias como os honeypots para entender melhor as ferramentas e o comportamento dos agressores. Cristine Hoepers é doutora em computação aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos, SP, Brasil.
"O M3AAWG tem a honra de homenagear a Dra. Hoepers por suas abrangentes contribuições no combate ao abuso da Internet dentro e fora do Brasil", disse Amy Cadagin, diretora executiva do M3AAWG. "Sua dedicação à pesquisa, melhores práticas e educação dos usuários – sejam eles entidades governamentais, grandes corporações ou o público - ajudou a tornar o ambiente on-line mais seguro para todos".
Entre os vencedores de outras edições do Prêmio Mary Litynski estão os seguintes especialistas e defensores da segurança cibernética:
- Dave Piscitello, figura central no Desenvolvimento do Sistema de Relatórios de Atividades de Abuso de Domínios da ICANN
- Dave Rand, co-fundador da primeira empresa de anti-spam baseado em reputação
- Michael Moran, diretor assistente da Unidade de Comunidades Vulneráveis da INTERPOL, pelo seu trabalho em prol das vítimas de abuso infantil na Internet
- Rodney Joffe, influente defensor dos trabalhos em segurança cibernética, anti-spam, anti-bot e DDoS
- Jayne A. Hitchcock, por sua defesa em nome das vítimas de assédio e perseguições on-line
Tradução para português do press release produzido pelo M3AAWG, disponível no endereço: https://www.m3aawg.org/news/messaging-malware-and-mobile-anti-abuse-working-group-m3aawg-recognizes-cristine-hoepers-of.
Sobre o Messaging, Malware e Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG)
O Messaging, Malware and Mobile Anti-Abuse Working Group (M3AAWG) é onde o setor se reúne para combater os bots, malware, spam, vírus, ataques de negação de serviço e outras formas de exploração on-line. Os membros do M3AAWG (www.m3aawg.org) representam mais de um bilhão de caixas de correio de algumas das maiores operadoras de rede do mundo. O M3AAWG potencializa a profundidade e a experiência de seus membros globais para combater o abuso em redes existentes e em novos serviços emergentes, através da tecnologia, colaboração e políticas públicas. Também trabalha para educar os formuladores de políticas globais sobre as questões técnicas e operacionais relacionadas ao abuso e envio de mensagens on-line. Sediado em São Francisco, Califórnia, o M3AAWG é orientado pelas necessidades do mercado e apoiado pelas principais operadoras de rede e provedores de serviços de mensagens.
Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em https://www.cert.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.
Contato de mídia – M3AAWG
Josh Tammaro
m3aawg@launchsquad.com
+1 617-945-1915
Contatos para a Imprensa – NIC.br
Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jones - ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Juliana Guerra - jguerra@webershandwick.com - (11) 3027-0227
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/