MCT inaugura rede MetroSampa com participação do NIC.br 


18 AGO 2008



Infra-estrutura de fibras ópticas possibilitará a troca de grandes quantidades de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa da cidade

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) participa no próximo dia 19 da inauguração da Rede Metropolitana de São Paulo (MetroSampa), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O NIC.br é um dos integrantes e incentivadores da infra-estrutura de fibras ópticas, que possibilitará a ativação de conexões com capacidade de 1 Gbps para uso de aplicações avançadas e troca de grandes quantidades de dados entre os principais centros de ensino e pesquisa da cidade.

A entidade faz parte do projeto da Rede MetroSampa desde o início das discussões, em 2005, por acreditar na importância da ação. “O NIC.br tem a missão de desenvolver projetos em áreas estratégicas para o funcionamento e desenvolvimento da Internet brasileira. Com uma rede de alta velocidade, instituições de educação e pesquisa poderão desenvolver aplicativos que consomem grandes quantidades de banda, trazendo avanços não só para a  área acadêmica, mas para toda a sociedade”, explica Milton Kaoru Kashiwakura, gerente do CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações) e coordenador técnico do PTTMetro.

Segundo Kashiwakura, um dos principais pontos do projeto é a utilização de fibra óptica apagada, que possibilita ter taxas de transmissões elevadas crescentes pela simples substituição das interfaces dos equipamentos de rede. “A capacidade atual é de 1 Gbps, mas já estamos trabalhando para que a rede passe a 10 Gbps”, acrescenta. A rede de São Paulo possui 145 km de extensão e sete instituições participantes: o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP), o Instituto do Coração (Incor), o NIC.br, a USP, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a Unifesp e a Universidade Federal do ABC (UFABC - Santo André).

Durante a inauguração, a capacidade da MetroSampa será demonstrada por meio de uma videoconferência com os núcleos de Telemedicina e de Telessaúde que serão inaugurados no mesmo dia pelo MCT:  na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e no Instituto Dante Pazzanesse. O evento contará com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, representantes do Ministério da Saúde (MS), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da USP, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e das demais instituições integrantes da rede.

O credenciamento on-line da imprensa pode ser realizado pelo endereço https://www.reitoria.usp.br/reitoria/?q=node/213

Sobre as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep)
O projeto Redecomep é uma iniciativa do MCT, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenado pela RNP. Tem como objetivo implantar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país, baseadas no uso de infra-estrutura óptica própria, para interligar instituições de pesquisa e ensino superior em nível local e integrá-las em nível nacional pela Rede Ipê.

O modelo de gestão visa à auto-sustentação da operação e manutenção das redes por meio da formação de parcerias com empresas que possuem infra-estrutura física, bem como com governos nos âmbitos municipal, estadual e federal. https://www.redecomep.rnp.br/

Sobre o CEPTRO.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é o órgão do NIC.br responsável pela execução de projetos aprovados pelo CGI.br e relacionados à Tecnologia de Redes e Operações na Internet. Cabe a ele desenvolver estudos que permitam a inovação e a melhoria do nível de qualidade técnica no uso da Internet, bem como pesquisar tecnologias de redes que estimulem a disseminação da Internet no país, buscando constantemente oportunidades para agregar valor a bens e serviços vinculados à Internet. Além do PTTMetro, o CEPTRO.br  possui o projeto Network Time Protocol — NTP.br (https://ntp.br/), que define um jeito para um grupo de computadores conversarem entre si e acertarem seus relógios, baseados em alguma fonte confiável de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira. https://www.ceptro.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (https://ntp.br/), pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país e por abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br), responsável por criar padrões, normas e diretrizes que garantam o crescimento da Web no longo prazo.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br