Inovação está diretamente ligada à educação


04 JUL 2012



Professor Lisandro Granville destaca a importância da formação na produção de conteúdos de qualidade

"Como estimular conteúdos e plataformas nacionais na rede mundial” é o tema da Trilha 4 do II Fórum da Internet no Brasil.

Coordenado por Lisandro Granville, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do CGI.br, o debate desenvolve-se tranquilamente. Lisandro explica que os presentes têm opiniões semelhantes sobre o tema e acreditam que está na educação o pilar que pode conduzir à inovação os conteúdos produzidos e disseminados na rede.

Para Lisandro, o debate deste ano foi bastante semelhante ao ocorrido no ano passado (durante o I Fórum da Internet no Brasil, realizado em São Paulo). Essa observação pode denotar, entretanto, que pouca coisa mudou de um ano para cá no que se refere a essa questão que envolve a educação.

Lisandro entende ainda que a criação de conteúdos é proporcional à formação educacional. “O estímulo à produção está diretamente ligado à formação do indivíduo”, avalia.

A trilha coordenada por Lisandro Granville teve também a participação Nelson Pretto (UFBA) e Pablo Capilé (Cubo Planejamento), do Terceiro Setor; Regina Melo Silveira (LARC-USP) e Guido Lemos (UFPB), do Setor Acadêmico; Márcio Girão (FENAINFO) e Gerson Schmitt (ABES) do Setor Empresarial; e José Murilo (Ministério da Cultura) e Miriam Chaves (Ministério do Planejamento) do Setor de Governo.

Acontece amanhã – 05 de julho

- Os participantes se reúnem em Plenária para finalizar as discussões e o relatório final;

- Acontecem as mesas técnicas, as "desconferências" e a Plenária final com a apresentação dos temas discutidos em cada uma das trilhas. Confira a programação: http://forumdainternet.cgi.br/forum2012/programacao/

- Coletiva de Imprensa com Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet, acontece amanhã também, às 13 horas.

Para saber mais sobre o evento e acompanhar as atividades transmitidas por streaming, acesse http://forumdainternet.cgi.br/ e siga-nos nas redes sociais http://twitter.com/forumbr e www.facebook.com/forumbr.

(Atenção: ainda hoje, enviaremos notas sobre as outras trilhas).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
Daniela Marques  daniela.marques@s2publicom.com.br
Vanessa Morais - vanessa.morais@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo - Assessora de Comunicação - caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação - everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr