Escola de Governança da Internet no Brasil abre inscrições para 3ª edição de curso EaD gratuito
De caráter introdutório, programa apresenta conceitos centrais sobre o funcionamento da rede, sua governança e particularidades do modelo multissetorial; saiba como participar
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) recebe inscrições para o curso a distância "Introdução à Governança da Internet: Aspectos Técnicos e Sociais", oferecido pela Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI). Os interessados em participar da modalidade EaD devem se inscrever até 22 de setembro, no site do programa, que está em sua 3ª edição. Dividida em sete módulos, com atividades síncronas e assíncronas, a capacitação é gratuita e tem duração total de 40 horas. Ao longo de sete semanas, os alunos serão apresentados a conceitos centrais sobre o funcionamento da Internet e sua governança. Serão abordadas, ainda, as particularidades do modelo multissetorial e os desafios intrínsecos ao avanço da Internet. As aulas acontecem de 7 de outubro a 22 de novembro, por meio da plataforma Moodle. A divulgação da lista com os nomes dos selecionados está prevista para 30 de setembro. As vagas são limitadas.
O programa foi desenvolvido com o objetivo de formar uma rede de interação para discutir, trocar experiências e perspectivas sobre o constante avanço da Internet no país. Em sua grade, há atividades que abordam temas técnicos ligados à origem e ao funcionamento da rede, o surgimento da web, os desafios a partir do desenvolvimento da Internet, as legislações propostas e já existentes, as particularidades do modelo de governança multissetorial aplicado no Brasil, entre outros assuntos. O curso é voltado para um público diverso, sem a necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Abertos semanalmente, os módulos contarão com webinars, aulas expositivas, debates, estudos de caso, entre outros. Os alunos terão disponível um conjunto de materiais complementares e um espaço para esclarecer dúvidas. Aqueles que cumprirem os requisitos receberão, ao final do curso, certificado.
Criada pelo CGI.br, a EGI promove também curso intensivo, jurídico, minicurso, além de eventos e debates online. "Diferentemente do curso intensivo, oferecido presencialmente, a modalidade a distância tem um caráter introdutório. A ideia é mostrar aos participantes um panorama inicial sobre os principais temas ligados à Governança da Internet, de modo que adquiram conhecimentos básicos e transversais a diferentes áreas de atuação", explica Hartmut Glaser, Secretário Executivo do CGI.br.
Para conferir a programação completa, acesse: https://egi.nic.br/curso-distancia/
Sobre a EGI
A EGI é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que tem como principal objetivo capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais da área jurídica, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate. A EGI também realiza oficinas em centros de pesquisa e apoia iniciativas de capacitação de governança da Internet em áreas acadêmicas e governamentais no Brasil. Mais informações: https://egi.nic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/