EGI reúne vozes importantes da Governança da Internet para debater os desafios da Rede


22 MAR 2021



Nomes como Wolfgang Kleinwächter, Milton Mueller, Renata Ávila e Laura DeNardis estão confirmados. Evento será 100% on-line com encontros entre o final de março e metade de abril.

Vinte e cinco anos após o advento da Internet comercial no Brasil, qual balanço pode ser feito? Quais os principais avanços e desafios, tanto técnicos quanto políticos? Quais os limites, as possibilidades e as oportunidades para o desenvolvimento da Internet no País e no mundo nessa terceira década do milênio? Essas e outras questões serão debatidas durante o Seminário Internacional de Governança da Internet, promovido pela Escola de Governança da Internet (EGI), iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O evento tem início no dia 25 de março, reunindo renomados especialistas, estudiosos e grandes referências nacionais e internacionais no tema, como o professor norte-americano Milton Mueller, autor de obras como Ruling the Root: Internet Governance and the Taming of Cyberspace; a professora Laura DeNardis, autora do livro The Internet is Everything, e listada pela Wired UK como uma das principais inovadoras globais na construção de um futuro melhor; Bertrand de La Chapelle, Diretor e co-fundador do Internet & Jurisdiction e Ulises Mejías, autor do livro Off the Network: Disrupting the Digital World; além dos precursores da Internet no Brasil Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e Carlos Alberto Afonso, criador do Alternex, primeiro provedor de acesso à rede no Brasil , e diretor-executivo do Instituto Nupef.

"O evento vai ao encontro dos objetivos da EGI no sentido de capacitar e aprofundar o debate junto à comunidade interessada no tema da governança da Internet, e contribuirá também para trazer novas perspectivas sobre a Governança global da Internet, com a participação de especialistas de diferentes regiões e setores. Além de servir como base para futuras publicações sobre o tema”, coloca Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI e coordenador da EGI.

Ao longo de sete dias, alternados entre terças e quintas-feiras, o Seminário será dividido em três eixos. Cada um deles com workshops, de, aproximadamente, 2 horas. As atividades serão on-line e ao vivo, com espaço para perguntas e interação com o público.

Os encontros serão transmitidos pelo canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos) e terão tradução simultânea para português, inglês e espanhol.
 
Confira a programação completa:

EIXO 1: GOVERNANÇA DA INTERNET          
Datas: 25/3, 30/3 e 1º/4/2021, sempre às 10h

 - Mesa 1: Brasil e o pioneirismo na governança multissetorial da Internet
Resgatar o pioneirismo e a história da governança da Internet no Brasil, e como as lições aprendidas no passado podem ajudar a compreender os desafios do presente, e contribuir para a construção de um futuro ainda mais inclusivo e democrático.

Palestrantes
  • Hartmut Glaser - Secretário-Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
  • Demi Getschko - Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
  • Carlos Alberto Afonso - Criador do Alternex, primeiro provedor de acesso e diretor-executivo do Nupef
Mediação: Cristina De Luca - jornalista do UOL com 25 anos de experiência na área de tecnologia
 
- Mesa 2: Os desafios da governança global da Internet e a construção de espaços multissetoriais
O workshop abordará o estado da arte da estrutura do sistema de governança nos seus múltiplos aspectos e como que se dá a representação dos setores interessados nos diferentes espaços. Os participantes serão incentivados a discutir os desafios da representação, engajamento e real efetividade da participação a partir das experiências concretas nos diferentes espaços de governança.

Palestrantes
  • Marília Maciel  – Pesquisadora Sênior de Políticas Digitais da DiploFoundation
  • Laura DeNardis professora da American University e autora dos livros: The Global Politics of Interoperability (2011); Protocol Politics: The Globalization of Internet Governance (2009) e The Global War for Internet Governance (2013)
Mediação: Fernanda Rosa - pós-doutoranda na Annenberg School for Communication da University of Pennsylvania
 
- Mesa 3: Multissetorialismo e processo deliberativo: inclusão, representatividade e democracia
O objetivo dessa atividade é discutir os limites e os desafios do multissetorialismo como método e prática de decisão nos espaços de governança da Internet. Compreender as falhas, bem como os méritos e apontar caminhos para uma prática democrática e inclusiva nos espaços de governança da Internet. Em última instância, este painel quer buscar responder como o multissetorialismo consegue responder às disputas geopolíticas sobre a definição de políticas no contexto global.

Palestrantes
  • Jean-Marie Chenou - Professor na Universidade de Los Andes e Co-Autor do livro “The evolution of global internet governance: principles and policies in the making” (2012)
  • Jeanette Hofmann - Professora de Política da Internet na Freie Universität Berlin e lidera o grupo do projeto ‘The Internet Policy Field’
Mediação: Virgílio Almeida - Professor Associado do Berkman Klein Center da Harvard University, foi Secretário Nacional de Políticas    de Tecnologia da Informação do governo brasileiro e Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
 
EIXO 2: INFRAESTRUTURA, RECURSOS CRÍTICOS E PROTOCOLOS
Data: 6/4, às 15h e 8/4/2021 às 10h
 
- Mesa 1: Os desafios de infraestrutura: construção de uma Internet sem fronteiras e as ameaças de bloqueios e fragmentação
Neste debate estarão em evidência as disputas em torno das estratégias de geolocalização da rede, da necessidade de uma interconexão independente de fronteiras nacionais e, por consequência, a legitimidade das atuais arenas de governança sobre infraestrutura e protocolos.

Palestrantes
  • Milton Mueller - Professor do Georgia Institute of Technology. Autor de livros como Ruling the Root: Internet Governance and the Taming of Cyberspace (2002), Networks and States. The Global Politics of Internet Governance (2010) e Will the Internet Fragment?: Sovereignty, Globalization (2017)
  • Bertrand de la Chapelle – Diplomata e diretor Executivo da Internet & Jurisdiction Policy Network
Mediação: Flávio Wagner - Diretor-Presidente do capítulo brasileiro da Internet Society (ISOC)
 
- Mesa 2: Desafios técnicos e políticos para os protocolos da Internet
O painel irá abordar as disputas em torno do 5G, mas não somente, suas consequências para a neutralidade da rede e as controvérsias geopolíticas envolvidas nessa questão. Os convidados poderão discorrer sobre a necessidade e os riscos de propostas como o New IP e outros temas envolvendo o desenvolvimento técnico da rede.

Palestrantes
  • Fiona Alexander - Co-fundadora da Salt Point Strategies, foi líder do Departamento de Comércio da Administração Nacional de Telecomunicações e Informação dos EUA (NTIA)
  • Berry Leiba - Diretor de Padrões da Internet da Futurewei Technologies
Mediação: Cristian O’Flaherty - Vice-presidente Regional para América Latina da Internet Society (ISOC)
 
EIXO 3: PLATAFORMAS, PODER E VIGILÂNCIA
Data: 13/4, às 10h e 15/4 às 16h
 
- Mesa 1: Futuro do ciberespaço: entre a abertura da Web e a plataformização da rede
Para recuperar a discussão iniciada por Tim Berners-Lee há uma década, o evento abordará a atual necessidade de manter uma Internet aberta e interoperável a partir de protocolos e políticas capazes de garantir o desenvolvimento da rede.

Palestrantes
  • Wolfgang Kleinwächter - professor emérito de Política e Regulamentação da Internet na University of Aarhus Presidente da Escola de Verão de Governança da Internet (SSIG)
  • Renata Ávila – Pesquisadora da Universidade de Stanford e especialista em direitos humanos
Mediação: Vagner Diniz - Gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br
 
- Mesa 2: Os novos modelos de negócio da Internet e as distopias da inovação
Estará em discussão o poder e representatividade desses novos atores e como eles devem ser submetidos a instâncias de governança a fim de que possam ter espaços de discussão sobre seus modelos de negócio.

Palestrantes
  • Ulisses Mejias- Professor de Estudos de Comunicação e diretor do Institute for Global Engagement da SUNY Oswego
  • Selena Nemorin – pesquisadora e professora na University College London
Mediação: Fernanda Bruno - Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio deJaneiro/UFRJ, e membro fundadora da LAVITS: Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/ 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
 – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Daniela Marques – Coordenadora Interina de Comunicação – dmarques@nic.br
Soraia Marino
 – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues
 - Assistente de Comunicação - bmigues@nic.br