Dia da Internet Segura - veja as orientações do CERT.br para usar as redes sociais com segurança


07 FEV 2023



Além do novo fascículo, o NIC.br lança o perfil Internet Segura BR no Instagram, que reúne de forma didática orientações sobre segurança no ambiente digital

Desde que começaram a se popularizar ao redor do mundo, as redes sociais caíram no gosto de pessoas de variadas idades. Mas para aproveitá-las com segurança é importante, por exemplo, evitar exposição em excesso e proteger o acesso à suas contas, além de cuidar da sua reputação online. Essas orientações estão no novo fascículo Redes Sociais, produzido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A publicação foi lançada nesta terça-feira (7), no evento do Dia da Internet Segura, promovido pelo NIC.br, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pela Safernet Brasil. Na ocasião, o NIC.br também lançou o perfil Internet Segura BR no Instagram, que reúne de forma didática diversas orientações sobre segurança no ambiente digital.  

No Brasil, navegar pelas redes sociais está entre as atividades online mais realizadas por usuários da Internet com 10 anos ou mais – em 2021, 81% deles acessaram essas plataformas, segundo a edição mais recente da TIC Domicílios, pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br.

O fascículo Redes Sociais, que faz parte da Cartilha de Segurança para Internet do CERT.br, está dividido em: “Cuidados essenciais nas redes sociais” e “Cuidados com sua reputação online”. A primeira trata da necessária reflexão antes de publicar um conteúdo e compartilhar de informações, configurações de segurança e privacidade, entre outros pontos. Já a segunda parte da publicação traz dicas para proteger seu futuro profissional, além de abordar o respeito à privacidade alheia e mostrar exemplos de conteúdo indevido que não deve ser “curtido” ou compartilhado.

“As redes sociais se tornaram mais do que um meio de interação e entretenimento. Ao se manifestarem nesses locais, os usuários deixam rastros digitais que ajudam a moldar sua reputação online. O que ela “curte” ou compartilha diz muito sobre a pessoa. Por isso, o fascículo fornece instruções sobre como evitar prejuízos e se proteger”, adianta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.

“Na publicação, também ensinamos como proteger as suas contas em redes sociais, que são muito valiosas para atacantes. Depois de invadi-las, eles se aproveitam da confiança entre os usuários e da velocidade com que as informações se propagam para disseminar malware e aplicar golpes na rede de contatos da vítima”, complementa.

Conheça abaixo algumas dicas disponíveis no fascículo “Redes Sociais”. Para conferir todas as orientações, acesse: https://cartilha.cert.br/.

  • Pense bem antes de postar – Nas redes sociais as informações se propagam rapidamente e, depois que algo é divulgado, dificilmente pode ser apagado ou controlado. Lembre-se: uma vez postado, sempre postado. 
  • Seja seletivo ao aceitar seguidores – Quanto maior sua rede, maior a exposição de seus dados, postagens e lista de contatos. Isso aumenta o risco de abuso dessas informações. Configure sua conta como privada, quando possível, e verifique a identidade da pessoa antes de aceitá-la em sua rede. 
  • Proteja o acesso à sua conta – Crie senhas fortes e ative a verificação em duas etapas; ative alertas e notificações de tentativas de acesso em suas contas, redobrando a atenção com contas que dão acesso a outras; se alguma conta sua foi invadida: troque a senha e siga os procedimentos para recuperação do acesso, se necessário. 
  • Cuidado com aplicativos de terceiros – Apps de jogos, testes de personalidade e edição de imagens podem capturar suas informações pessoais, fotos, histórico de navegação e lista de contatos para usos diversos e abusivos. Pense bem antes de dar acessos e leia os termos de uso e privacidade. 
  • Ajuste as configurações de segurança e privacidade das plataformas – elas ajudam a definir quais informações são compartilhadas sobre você e como seus dados são tratados. Configure suas redes sociais de forma que se sinta confortável, procurando o equilíbrio entre exposição, segurança e privacidade. 
  • Cuidado com o que curte ou compartilha – Suas interações sociais, como curtidas e compartilhamentos, dizem muito sobre você, pois demonstram seu apoio àquele conteúdo. Se o conteúdo for indevido, isso pode gerar consequências, inclusive judiciais. 
  • Respeite a privacidade alheia – Evite falar sobre as ações, hábitos e rotina de outras pessoas – pense como elas se sentiriam se aquilo se tornasse público. Peça também autorização antes de postar imagens em que outros apareçam ou de compartilhar postagens alheias. 

Internet Segura BR
Referência no tema da segurança na Internet, o NIC.br lançou o perfil Internet Segura BR no Instagram com o objetivo de ampliar o alcance do conteúdo produzido pela entidade sobre o assunto. Usuários de Internet em geral encontram no perfil informações valiosas e confiáveis, numa linguagem de fácil compreensão, sobre o que fazer para usar a Internet com segurança. São dicas dos guias Internet Segura e fascículos da Cartilha de Segurança para Internet, da série #Internet com Responsa, vídeos do Cidadão na Rede sobre a temática de segurança, entre outros materiais já desenvolvidos para o público geral – crianças, jovens, pais/responsáveis, educadores, idosos. "Muitas vezes por desconhecimento, os usuários deixam de adotar cuidados simples, mas essenciais para se proteger na rede. Convidamos que todos sigam o perfil, adotem e se beneficiem das dicas, compartilhem o conteúdo com seus contatos, contribuindo na prática para o uso mais seguro da Internet por todos", reforça Hoepers.

Além do perfil Internet Segura BR (https://instagram.com/InternetSeguraBR/), todos os materiais de conscientização de segurança do NIC.br estão disponíveis no portal do mesmo nome: https://internetsegura.br/

Cidadão na Rede
Também no Dia da Internet Segura, o NIC.br lançou mais um vídeo do Cidadão na Rede, projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br|NIC.br) que difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet. A animação de 15 segundos fala sobre login social. Além disso, também divulgou um vídeo explicando como uma empresa pode se tornar apoiadora do projeto.

Acesse o sítio do Cidadão na Rede e conheça todas as animações disponíveis.


Sobre o CERT.br
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é um Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de responsabilidade nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br. Sua missão é aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes das redes conectadas à Internet no País. Para atingir esse objetivo, além de atividades de tratamento a incidentes, o Centro também investe na conscientização sobre os problemas de segurança, no auxílio ao estabelecimento de novos CSIRTs no Brasil e no aumento da consciência situacional sobre ameaças na Internet, sempre respaldados por uma forte integração estabelecida com as comunidades nacional e internacional de CSIRTs. Mais informações em https://cert.br/.

Sobre o Ceptro.br
O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam a melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em https://ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/