Curso gratuito promove capacitação de professores sobre o uso consciente e responsável da Internet


09 ABR 2018



Iniciativa do CGI.br, NIC.br e SaferNet Brasil abre inscrições para nova turma que ocorrerá em 03/05

Voltado a educadores, coordenadores e dirigentes escolares, o Curso de Capacitação para o Uso Consciente e Responsável da Internet, que tem o objetivo de oferecer aos participantes capacitação e subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da Internet, recebe inscrições gratuitas para a próxima turma, que acontecerá no dia 03 de maio, em São Paulo. A iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da SaferNet Brasil, terá 50 vagas disponíveis e as inscrições serão realizadas por meio do endereço: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/.

Essa é a segunda de quatro turmas programadas para 2018 (as outras duas ocorrerão em 24/08 e 19/10). Entre os temas que fazem parte da programação do Curso estão o cenário nacional de uso da Internet por crianças e adolescentes; os princípios para a governança e uso da Internet do CGI.br e do Marco Civil da Internet; a cidadania e direitos humanos on-line; recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na Internet, liberdade de expressão e danos à imagem, cyberbullying, riscos com a prática de nudes/sexting e desafios violentos; além de dar orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar.

Kelli Angelini, gerente da assessoria Jurídica do NIC.br e uma das idealizadoras da iniciativa, destaca a importância da disseminação de conteúdo entre professores como instrumento preventivo. “A Internet é um espaço de convivência de todos. Os professores, tanto quanto os pais e responsáveis, precisam conhecer os riscos, saber orientar para o uso consciente e, dessa maneira, evitar danos efetivos”. Na mesma linha, Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet Brasil e também um dos idealizadores do curso, reforça que “o debate e capacitação dos educadores contribui para que a pauta do uso seguro e responsável seja incorporada à rotina diária escolar”.

A primeira turma do Curso se reuniu no dia 27 de março, em São Paulo. Grace Gonçalves, responsável pela área de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes e uma das participantes da capacitação, ressaltou a atualidade e pertinência dos temas discutidos. “Os tópicos abordados no Curso fazem parte do dia a dia da escola. É um espaço para adquirir novos conhecimentos, refletir sobre as atividades pedagógicas realizadas e levar várias sugestões para aprimorar esse trabalho”, pontuou. Cristiane Reis, coordenadora de tecnologia da Associação pela Família, entidade mantenedora de escolas e núcleo sócio assistenciais, que também participou da primeira turma, observa que “Os dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, apresentados durante o Curso, são importantes para entender como as crianças e adolescentes usam a Internet. É fundamental trazer essa discussão para dentro da escola, pois a Internet está presente o tempo todo por meio do celular”, enfatizou.

Comprometidos com a promoção do uso consciente e responsável da Internet, o CGI.br e NIC.br disponibilizam gratuitamente para download Guias educativos específicos para diferentes públicos: crianças; adolescentes; educadores, pais e responsáveis; e pessoas acima de 60 anos. Acesse: http://internetsegura.br/. A SaferNet Brasil também disponibilizada uma série de materiais sobre o assunto.

Anote na Agenda
Curso de Capacitação para o uso consciente e responsável da Internet

Data: 03 de maio (quinta-feira), a partir das 8h30
Local: Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, 6º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: http://www.cursointernetcomresponsa.nic.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Sobre a SaferNet Brasil

A SaferNet Brasil é a organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, (/) operada em parceria com o Ministério Público e Ministério dos Direitos Humanos. Criou e mantém o Helpline.br, Canal de Ajuda que oferece orientações especializadas e gratuitas via e-mail e chat para vítimas de violações de Direitos Humanos on-line. Além de apoiar as autoridades no combate às violações de direitos humanos na rede, a SaferNet trabalha fortemente em educação para boas escolhas online, estimulando o uso responsável, consciente e cidadão da Internet. Produz materiais, realiza cursos e palestras em escolas pública e privadas, desenvolve cartilhas e projetos em parceria com a iniciativa privada, e é a principal fonte da imprensa quando o assunto é equilibrar as preocupações com segurança e liberdade na Internet. A SaferNet é também responsável pela coordenação do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil e coopera com as Secretarias de Educação de todo o Brasil para incluir o uso ético, seguro e responsável da rede na agenda das escolas e nas políticas públicas voltadas à inclusão digital no país. Mais informações: http://www.safernet.org.br/

Contatos para a Imprensa:
Weber Shandwick

http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226
Marina Morelli - mmorelli@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/NICbrvideos   
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br          
Telegram: https://telegram.me/nicbr