Comitê Gestor realiza sua primeira reunião do ano


13 JAN 2000



Conselheiros abordam assuntos como oferta de acesso gratuito e segurança na Internet

Conhecer as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos grupos de trabalho de Engenharia de Redes, Recursos Humanos e Segurança. Essa foi a tônica da reunião do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) realizada na quinta-feira passada, no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na sede da Sociedade Operadora do Mercado de Ativos - SOMA e contou com a participação do seu Diretor Geral, Sr. Romeu Pasquantonio, que fez a apresentação de como são realizadas as transações comerciais naquela entidade.

Em suas explanações, os coordenadores dos grupos de trabalho enfatizaram a importância de dar continuidade às ações que vem sendo desenvolvidas, como meio de promoção e desenvolvimento da Internet no país.

Marcelo Manta, coordenador com Grupo de Trabalho - Engenharia de Redes, reforçou a necessidade de contínuos investimentos na promoção de novas tecnologias, como MBone, backbone que permite a passagem de tráfego multimídia - já utilizado na transmissão online das duas últimas reuniões do grupo - e Qbone, backbone que garante a qualidade para as aplicações que trafegam na Internet.

No que se refere ao nível de capacitação profissional para desenvolver atividades na Internet, o Grupo de Trabalho - Recursos Humanos pretende implementar novos cursos no decorrer do ano, tanto presenciais, quanto com aulas pela Internet. "Devemos formar multiplicadores que difundam estes conhecimentos, como professores, por exemplo", comentou Liane Tarouco, coordenadora deste grupo.

Por fim, a equipe que cuida da área de segurança destacou o reconhecimento que o Brasil vem tendo no exterior como sendo um país que apura e busca soluções para os incidentes que ocorrem na Internet, de invasões realizadas por hackers até casos de spam - o envio de mensagens não solicitadas que entulham caixas de mensagem.

Os conselheiros debateram, ainda, a questão do acesso gratuito que começa a ser oferecido por algumas instituições financeiras. Por se tratar de um tema que não está diretamente relacionado às atribuições do Comitê Gestor, os membros decidiram que o papel de definir a legalidade ou não desta forma de serviço deve ficar a cargo das entidades responsáveis pela regulamentação do mercado, ou seja, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). "Não nos cabe emitir juízo sobre este serviço. O que faremos é colocar nossos grupos de trabalho à disposição destas entidades para emitir, se estas considerarem necessário, parecer técnico sobre o assunto", disse o coordenador do CGI.br, Ivan Moura Campos.

No caso do serviço de acesso ofertado pelo iG, o CGI.br considerou necessário analisar profundamente a forma com que esta "entrada" na Internet vem sendo realizada. Isso porque o usuário que utilizar o serviço não receberá uma identificação personalizada, mas usará uma identificação genérica. Com isso, pessoas mal intencionadas poderão fazer uso do anonimato para realizar ataques e trazer prejuízos à segurança da Rede.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados, assegurar justa e livre competição entre provedores e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr
Telefone: (061)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br