Comitê Gestor investe em segurança e educação para promover crescimento da Internet


13 MAI 2000



Objetivo é trazer benefícios para toda a sociedade e fortalecer a participação brasileira nas decisões da Rede em todo o mundo

Diante da situação da Internet brasileira, com um dos maiores índices de crescimento em todo o mundo, o Comitê Gestor (CGI.br) decidiu, durante a reunião mensal, realizada na semana passada, investir na capacitação global de recursos humanos como forma de garantir o seu contínuo desenvolvimento.

Com base na proposta inicial apresentada pelo conselheiro Tadao Takahashi, esta decisão culminará na criação de um novo grupo de trabalho que irá cuidar do planejamento de como esta capacitação será realizada, do incentivo à participação de diversas classes de interesse no desenvolvimento da rede - não apenas diretamente ligadas ao CGI.br - em eventos e cursos, no Brasil e no exterior, e da criação de mecanismos de replicação dos resultados das iniciativas patrocinadas pelo Comitê. "A priore, qualquer tipo de capacitação deve interessar ao Comitê", comentou Takahashi.

Como embrião para a implementação deste grupo de trabalho - ainda sem nome definitivo -, membros do Comitê Gestor deverão participar da reunião anual da The Internet Corporation Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade que coordena a Rede em todo o mundo, que será realizada em julho, no Japão. Todas as informações e conhecimentos adquiridos nesta ocasião serão repassados à sociedade em eventos abertos que serão promovidos no Brasil. Além disso, a presença constante nestes eventos internacionais garantirá a participação do Brasil nas decisões mundiais relativas à Internet.

Ainda seguindo o objetivo de incentivar o crescimento contínuo da Web no país, o CGI.br irá oferecer, em conjunto com entidades representadas em seu board, a infra-estrutura para que o país seja a sede da reunião do LACNIC - órgão ainda em formação que será ligado a ICANN e que cuidará da coordenação e distribuição de blocos de endereço IP para a América Latina e Caribe. Esse encontro ainda não tem data nem local definidos.

Segundo o conselheiro José Luiz Ribeiro Filho, um dos relatores da proposta apresentada ao Comitê, essa iniciativa será muito importante para o futuro da Internet brasileira, uma vez que definirá a participação de cada um dos países latino-americanos na coordenação regional dos endereços IP.

SEGURANÇA

Como é impossível falar em crescimento e desenvolvimento contínuo sem considerar qualidade, o tema segurança também figurou na pauta da reunião do CGI.br.

Seguindo proposta apresentada pelo conselheiro Cássio Vecchiatti, o Grupo de Trabalho de Segurança de Redes (GT-S) passará ao status de coordenadoria de segurança para a Internet brasileira, funcionando como um braço executor focado na orientação técnica para sanear falhas de segurança, monitoramento de incidentes, coleta de estatísticas e contatos com redes envolvidas em incidentes. Isso não significa a extinção do GT-S. Ao contrário, o GT será o responsável por fomentar as noções de segurança em toda a sociedade. "Uma forma de começar essa difusão é incentivar a criação de grupos de segurança nos diversos segmentos de classe envolvidos com a Internet. Isso é uma necessidade premente se considerarmos que em três meses desse ano tivemos 1.474 incidentes, o que representa um substancial aumento se comparado ao ano passado", sugeriu Vecchiatti.

A infra-estrutura para registro de domínios - o Registro.br - também ganhou incrementos. O serviço ganhou novos equipamentos, o que o tornou mais rápido e ainda mais eficiente, inclusive em termos de estatísticas. Vale ressaltar que o sistema de gerenciamento de registros brasileiro é tido como dos melhores em todo o mundo.

De acordo com proposta apresentada pelo conselheiro Demi Getschko, aprovada pelo demais membros do CGI.br, serão criados novos domínios de primeiro nível, os DPNs, (ex.: .com.br) para instituições e profissões liberais, dando continuidade à política de expansão do espaço de nomes brasileiro. Os novos DPNs serão propostos e definidos progressivamente.

Essas medidas visam facilitar ainda mais o processo de registro de um novo domínio.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Tel.: (61)347-5654
(61)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br