CGI.br recomenda nova política anti-spam para o Brasil


21 MAI 2009



Gerência da Porta 25 diminui consideravelmente o abuso da infraestrutura de redes por spammers

Com o objetivo de reduzir sensivelmente o envio de spams por meio das redes brasileiras, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anuncia recomendações para a adoção de boas práticas anti-spam para o país. Conhecida como “gerência de Porta 25”, a adoção envolverá operadoras de serviços de banda larga, com perfil residencial, e provedores de acesso à Internet.

A prática, que consiste em diferenciar a submissão de uma mensagem por um usuário final daquela enviada por um equipamento servidor de correio, já é adotada por diversos provedores e operadoras em todo o mundo, e sua eficácia tem sido acompanhada pelo Comitê desde 2005. “Temos constatado um resultado bastante satisfatório nessas nações”, comenta Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam).

Ainda de acordo com Henrique, a adoção reduziria o tipo de abuso que mais ocorre no Brasil: “os spammers de diversos países utilizam a infraestrutura das redes brasileiras para retransmitirem esse tipo de mensagem globalmente. Ao adotar esta recomendação, as operadoras atuarão antes do spam entrar na infraestrutura de e-mail, impedindo que o spam que sai de máquinas infectadas seja entregue, reduzindo o desperdício de banda e recursos operacionais, além de facilitar a restrição de abusos”, explica.

Ação conjunta
As recomendações feitas aos provedores de serviços de e-mail incluem a implantação de mecanismos de submissão e autenticação de mensagens. Já para as operadoras, o objetivo é que, em redes de usuários finais de caráter residencial, seja efetuada a restrição ao tráfego com destino à porta 25. “Essas práticas possibilitarão melhorias nos serviços oferecidos aos usuários, reduzindo o abuso de seus computadores e o desperdício de banda com spam”, enfatiza Faulhaber.

Motivação
Segundo resultados da primeira fase do projeto SpamPots, iniciativa desenvolvida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), verificou-se que as redes brasileiras são difusoras e não são originadoras de grande parte do spam enviado. Foram utilizadas para as medições máquinas conectadas via banda larga e configuradas para apenas emular determinados sistemas operacionais e serviços, permitindo o mapeamento do abuso das redes para envio de spams, bem como o diagnóstico de formas de prevenção efetivas.

De acordo com Cristine Hoepers, analista de Segurança do CERT.br: “Outros dados levantados apontam que 99,9% dos spams que seriam enviados por meio desses sensores vieram de fora do Brasil, sendo que pelo menos 94% seriam destinados a outros países, indicando que nossas redes atuam como difusoras de spams e que suas infraestruturas são abusadas por spammers internacionais”, conclui.

Para mais informações sobre a adoção da “Porta 25”, acesse:
https://www.cgi.br/regulamentacao/resolucao2009-001.htm
https://www.antispam.br/admin/porta25/

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em https://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Mais informações: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
PABX: (11) 3027-0200 / Fax: (11) 3027-0222
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0217
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0266
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0274
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Telefone: (11) 3027-0226
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br