CGI.br patrocina Rio Info e traz palestrante internacional em parceria com W3C 


29 SET 2008



Entidades apóiam debate sobre web semântica em evento anual de tecnologia

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é patrocinador oficial do Rio Info 2008, evento anual de tecnologia da informação. O estande da entidade contará com a presença do W3C Brasil (World Wide Web Consortium – escritório Brasil), que traz o palestrante alemão Klaus Birkenbihl, coordenador dos escritórios internacionais do W3C, que falará sobre “Os caminhos para a web semântica”, tema de grande impacto no futuro da internet. O encontro acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2008, no Hotel Glória, Rio de Janeiro.

A web semântica é um assunto que reforça a estratégia do W3C de dialogar com o mercado de TI sobre a adoção e desenvolvimento de novos padrões nos espaços em que atua.

"É importante colocarmos em pauta a discussão de uma web de compartilhamento de dados e a evolução do acesso a recursos", afirma o gerente do escritório W3C no Brasil, Vagner Diniz. “Hoje é possível, por exemplo, extrair um extrato bancário pela internet, ter uma agenda online e fotos. No entanto, não é viável relacionar onde o usuário estava quando as imagens foram tiradas ou o momento em que determinada compra foi efetuada. É disso que trata a web semântica: da possibilidade de relacionar, compartilhar e reutilizar dados que estão além das aplicações, empresas ou comunidades na web", detalha o executivo.

A apresentação de Birkenbihl fará parte do Fórum Tecnológico, que acontecerá no dia 2 de outubro de 2008. Além disso, o evento apresenta o Fórum de Negócios e oficinas de mobilidade, ambientes de virtualização e engenharia de softwares. O encontro formará uma ampla discussão entre as comunidades de TI nacionais e internacionais sobre convergência digital, perspectivas da web, software livre como negócio e bons investimentos para as empresas.

Anote na agenda
Rio Info 2008 (https://www.rioinfo.com.br)
Data:
De 30 de setembro a 2 de outubro de 2008
Horário: das 09h00 às 18h00
Local: Hotel Glória - Rua do Russel, 632 - Rio de Janeiro

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em www.w3c.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no país. O NIC.br responde pelo registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil - CERT.br (www.cert.br), pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/) com a implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego — PTT.br (www.ptt.br) e com o Network Time Protocol — NTP.br (https://ntp.br/), pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  — CETIC.br (www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país e por abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br), responsável por criar padrões, normas e diretrizes que garantam o crescimento da Web no longo prazo.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br