CGI.br lança livro "Pesquisa sobre o uso das TICs no Brasil 2008" no CONIP


02 JUN 2009



Entidade também realiza palestra para discutir o governo eletrônico no país

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) participa do 15º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP), evento que reunirá autoridades e gestores TI para discutir melhores práticas no uso das tecnologias para o setor público, entre os dias 8 e 10 de junho de 2009, em São Paulo.

No dia 9, às 8h30, Alexandre Barbosa, coordenador do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) realizará palestra para apresentar os principais resultados registrados nas pesquisas TIC Domicílios e TIC Empresas 2008, detalhando indicadores específicos sobre o uso do governo eletrônico em companhias e pelos cidadãos.

“Mostraremos a proporção de indivíduos e companhias que utilizaram o governo eletrônico nos últimos 12 meses, quais os serviços mais requisitados e outros que gostariam de ter acesso. Também avaliaremos os principais motivos apontados pelos entrevistados para não usar esses serviços”, detalha o executivo.

No mesmo dia, às 10h30, o CGI.br lançará em seu estande o livro “Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil 2008”. A publicação, que compila as duas pesquisas, traz uma radiografia completa sobre a posse e a utilização dos computadores, da Internet e outros tipos de tecnologias por empresas e usuários finais. Nele, são abordados aspectos como acesso às TICs, segurança, utilização de e-mails, spams, governo eletrônico, habilidades, acesso sem fio, comércio eletrônico e intenção de aquisição.

“Mapeamos mais de 21,5 mil domicílios das áreas urbana e rural, além de entrevistar cerca de 3,5 mil empresas de todo o país. O objetivo foi ter um diagnóstico da realidade brasileira e avaliar a evolução desse cenário nos últimos anos”, explica Alexandre Barbosa. “O que constatamos foi que os brasileiros, de uma forma geral, têm tido maior acesso a tecnologias como computadores e Internet, por exemplo. No entanto, ainda vemos disparidades expressivas quando comparamos as realidades das áreas rural e urbana. O livro que divulgaremos é um resultado global dessas pesquisas”, comenta.

Para mais informações sobre as pesquisas TIC Domicílios e TIC Empresas 2008, acesse: https://www.cetic.br.

Anote na agenda
15º CONIP – Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública
Data:
8 a 10 de junho de 2009
Horário: dias 8 e 10, das 14h00 às 17h30. Dia 9, das 8h30 às 17h30
Local: Centro Fecomércio de Eventos – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista

Palestra CETIC.br
Data:
9 de junho de 2009 – terça-feira
Horário: das 8h30 às 10h30

Lançamento do Livro “Pesquisa sobre o uso das TICs no Brasil 2008”
Data:
9 de junho de 2009 - quinta-feira
Horário: das 10h30 às 11h00

Sobre o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br)
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação - CETIC.br - é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Mais informações: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Annia Vuolo – annia@s2.com.br
Karla Bertoni – kbertoni@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br