CGI.br e NIC.br representam o Brasil no terceiro IGF na Índia 


27 NOV 2008



Fórum mundial reunirá representantes de diversos setores

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) confirmam participação na terceira edição do Fórum de Governança da Internet (IGF Índia 2008), evento que acontecerá em Hyderabad, na Índia, entre os dias 3 e 6 de dezembro de 2008. Representando o país, também estarão presentes autoridades do Senado Federal, do Ministério Público Federal, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Embaixada do Brasil na Índia e da sociedade civil.

O tema principal da reunião será “A Internet para todos” e as discussões estarão concentradas em torno das sessões: “Alcançando o próximo bilhão”, referente à ampliação do número de usuários da rede no mundo; “Promovendo a cyber-segurança e confiabilidade”, sobre segurança na rede; “Administrando recursos críticos da Internet”, que tratará de questões como a escassez de números IPv4 e a transição para o IPv6; “Assuntos emergentes – a Internet de amanhã”; e “Balanço e perspectivas”, que finalizará o evento e trará as principais contribuições das palestras anteriores.

Na ocasião, o CGI.br realizará a apresentação “A governança brasileira” sobre o modelo de gestão da Internet no país. De acordo com Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br, “nosso modelo de governança multistakeholder é freqüentemente citado como exemplo de gestão. Convidar outros países do mundo a ouvir sobre nossa experiência é uma das grandes contribuições que prestamos ao Fórum”, diz. “Esse modelo é a prova de que o diálogo entre Governo, o segmento empresarial, a academia e o terceiro setor, traz benefícios indiscutíveis. Temos mais de 40 milhões de usuários da rede e somos o sexto país em número de nomes de domínios usando um código de país”, completa.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa - CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Carolina Mendes – cmendes@s2.com.br
Erika Souza Cruz – erikac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br