CGI.br e NIC.br realizam encontro com Mark Coeckelbergh, autor do livro "Ética na Inteligência Artificial"


02 OUT 2024



No evento, que acontece no dia 9/10, na capital paulista, filósofo belga apresentará um panorama dos problemas éticos trazidos pelo avanço da IA, entre outras questões ligadas ao tema; inscrições são gratuitas

Qual o limite entre humano e máquina? Como o desenvolvimento tecnológico molda o futuro do trabalho? O que é "aprendizagem de máquina" e "ciência de dados" e quais impactos elas têm sobre as vidas das pessoas? Essas são algumas das questões elucidadas na obra “Ética na Inteligência Artificial” (Editora UBU), do filósofo belga Mark Coeckelbergh, que, a convite do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), falará sobre o tema nesta quarta-feira (9), em São Paulo (SP). O evento poderá ser acompanhado presencialmente ou pelo canal do NIC.br no YouTube. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis neste endereço.

Com base no livro, Coeckelbergh traçará um panorama dos problemas éticos trazidos pelo avanço da IA, além de discutir como a formulação de políticas públicas pode ajudar a enfrentar os presentes desafios nesse campo. A apresentação será seguida de um debate com a presença de Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, Diogo Cortiz, especialista do Ceweb.br|NIC.br, e moderação de Fernanda Martins (InternetLab).

"A inteligência artificial tem potencial para transformar positivamente a sociedade, mas não podemos ignorar seus possíveis impactos negativos. Ao esmiuçar as implicações éticas surgidas com o desenvolvimento dessa tecnologia, mais do que meramente apontar riscos e problemas, Coeckelbergh nos convida a uma reflexão crítica e necessária sobre a IA. O evento promovido por CGI.br e NIC.br oferecerá ao público a oportunidade de ampliar o olhar sobre a questão, a partir do diálogo com um estudioso considerado referência global no tema", destaca Renata.

Com tradução simultânea, “Encontro com Mark Coeckelbergh – Inteligência Artificial e os desafios éticos e sociais” começará às 19h, mas o credenciamento no local será iniciado por volta das 18h. Aqueles que comprovarem a participação terão direito a certificado.

Sobre o autor
Mark Coeckelbergh nasceu em 1975, em Leuven, na Bélgica. Graduou-se em ciências sociais em 1997 na Universidade de Leuven, onde obteve também, no mesmo ano, o mestrado em ciências políticas. Em 1999, concluiu o mestrado em filosofia social pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e em 2003 obteve o doutorado em filosofia pela Universidade de Birmingham, também no Reino Unido. Desde 2015, é professor titular de Filosofia da Mídia e Tecnologia no Departamento de Filosofia da Universidade de Viena, na Áustria. De 2017 e 2019, foi presidente da Sociedade para Filosofia e Tecnologia (SPT). Em 2023, passou a ocupar a cadeira do Instituto de Filosofia da Academia Tcheca de Ciências em Praga e tornou-se professor visitante da Universidade de Uppsala e do Programa Wallenberg de IA, Sistemas Autônomos e Software – Humanidades e Sociedade (WASP-HS), ambos na Suécia. Em 2017, foi finalista do Prêmio Mundial de Tecnologia na categoria “Ética”.

É pesquisador da Rede Mundial de Tecnologia (WTN) e membro Grupo de Especialistas de Alto Nível da Comissão Europeia sobre Inteligência Artificial; do Conselho Austríaco de Robótica e Inteligência Artificial; e da Iniciativa Global IEEE para Considerações Éticas em Inteligência Artificial e Sistemas Autônomos. Publicou mais de quinze livros e diversos artigos no campo da filosofia da tecnologia, com ênfase na relação entre ética e tecnologias como a robótica e a inteligência artificial. É membro do conselho editorial de periódicos e coleções de livros nessa área, como AI and Ethics, AI for Sustainable Development, AI & Society, Science and Engineering Ethics e Cognitive Systems Research. Participou de uma série de projetos de pesquisa na Europa no campo da robótica, incluindo PERSEO, DREAM, INBOTS, SATORI e SIENNA.

Anote na agenda
Encontro com Mark Coeckelbergh – Inteligência Artificial e os desafios éticos e sociais
Quando: 9 de outubro (quarta-feira)
Horário: 19h (credenciamento no local a partir das 18h)
Onde: Auditório do Edifício Bolsa de Imóveis (Av. das Nações Unidas, 11.541 - 2º andar, Brooklin, em São Paulo).
Inscrições gratuitas: https://cursoseventos.nic.br/evento/inscrever/Encontro-Mark-oeckelbergh-IA/
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Solicitações de imprensa
Jornalistas interessados em participar presencialmente devem contatar Milena Oliveira pelo telefone (11) 98384-3500 ou e-mail moliveira@webershandwick.com.
 

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Milena Oliveira - moliveira@webershandwick.com – (11) 98384-3500
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com – (11) 98123-5235

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
X: https://x.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/