CGI.br doa R$ 250 mil para socorrer vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Valor será destinado à organização sem fins lucrativos Ação da Cidadania, que está atuando em prol da população atingida pela tragédia climática; Colegiado também se articulará para combater a disseminação de falsas notícias que prejudicam iniciativas de assistência
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) se somou às mobilizações em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em reunião nesta sexta-feira (17), o Colegiado decidiu, por meio de resolução, doar R$ 250 mil para a organização sem fins lucrativos Ação da Cidadania, que está à frente de uma campanha para ajudar a população atingida pela maior tragédia climática enfrentada pelo estado.
O trabalho desenvolvido pela ONG terá duas etapas: na primeira, o foco é levar itens emergenciais, como alimentos, água mineral e produtos de higiene pessoal e limpeza, para as famílias afetadas pelas fortes chuvas. Num segundo momento, o objetivo é levantar recursos para que elas possam reconstruir suas vidas.
“O Comitê Gestor da Internet no Brasil entende sua responsabilidade social e, diante dos graves impactos causados pelas enchentes no estado gaúcho, viu a necessidade de se posicionar e apoiar as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul, que têm castigado especialmente as famílias economicamente vulneráveis. Esse é um momento de união e solidariedade”, afirma Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
Além da doação, o colegiado se comprometeu a promover uma "articulação multissetorial para organizar e convidar esforços que apontem diretrizes e ações sobre os usos da Internet que possam auxiliar situações de crise e, em especial, combater a disseminação de desinformações e falsas notícias que prejudicam as ações públicas de assistência, segurança, saúde, infraestrutura, necessárias para proteção à vida e à solidariedade".
De acordo com balanço divulgado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil do estado, 154 óbitos foram confirmados e 98 vítimas estão desaparecidas. Ao todo, 461 municípios foram atingidos, afetando 2.281.830 de habitantes. O número de feridos chegou a 806 e o de desalojados alcançou 540.192. Segundo o órgão, 78.165 estão em abrigos. Até agora, 82.666 pessoas e 12.108 animais foram resgatados.
Confira a resolução do CGI.br na íntegra: https://cgi.br/resolucoes/documento/2024/027/.
Para participar da campanha Emergências, da Ação da Cidadania, acesse o site https://www.acaodacidadania.org.br/emergencias.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Contatos para a Imprensa – NIC.br:
Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Paula Boracini - pboracini@webershandwick.com - (11) 98123-5235
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Ana Nascimento - Coordenadora de Comunicação – ananascimento@nic.br
Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/