CGI.br divulga balanço sobre 2º Fórum de Governança da Internet


23 NOV 2007



Comitê Gestor da Internet no Brasil, organizador do IGF 2007, destaca principais pontos do evento que discutiu os rumos da rede, no Rio de Janeiro

O Comitê Gestor da Internet no Brasil — CGI.br (https://www.cgi.br), além de ter sido o responsável pela organização do evento, também foi um dos participantes do IGF 2007 — Fórum sobre Governança da Internet (Internet Governance Forum), que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de novembro. O foco do encontro foi “A Governança da Internet para o Desenvolvimento” e seis grandes temas estiveram em discussão: acesso, diversidade, abertura (openness), segurança, recursos críticos e assuntos emergentes.

No total, foram 2,1 mil inscrições antecipadas, das quais 700 da sociedade civil, 550 do governo, 300 empresas, 100 de organizações internacionais e mais 400 representantes de outras categorias, como staff, apoio, usuários de Internet em geral e equipes técnica e de infra-estrutura. O evento contou com 1.363 participantes ativos, de 109 países diferentes. Mais de 100 jornalistas brasileiros e internacionais cobriram o fórum. Todas as plenárias, workshops e palestras foram transmitidos ao vivo, via webcast, e estão disponíveis para consulta em https://www.intgovforum.org.

Para o CGI.br, que coordena as atividades da Internet no Brasil, o IGF 2007 foi uma oportunidade para compartilhar informação, experiências, boas práticas e buscar novas formas para que a Internet possa ser utilizada plenamente para o benefício de todos os povos. “A alta qualidade dos debates que ocorreram nos workshops, encontros das coalizões dinâmicas e apresentação das melhores práticas foi um dos pontos altos do evento”, afirma o Prof. Hartmut Richard Glaser, diretor do NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do CGI.br.

Segundo Glaser, os debates superaram as expectativas por conta da participação de pessoas de diversos setores e países, que reuniram opiniões, vivências e perspectivas diferentes. Com a participação remota, os internautas que assistiram às sessões via webcast também puderam interagir e enviaram perguntas em tempo real para os
palestrantes.

Esta foi a segunda edição do evento promovido anualmente pelas Nações Unidas. O encontro ocorreu pela primeira vez no ano passado, em Atenas, Grécia, e já tem as próximas edições marcadas para Nova Deli, na Índia (2008), Cairo, no Egito (2009) e Baku, no Azerbaijão (2010).

Abaixo os principais pontos relacionados aos seis grandes temas que nortearam as discussões durante os quatro dias de evento no Rio de Janeiro:

Abertura
O tema abertura (openness) abordou os limites entre a liberdade de expressão e as regulamentações previstas em lei. O tópico teve por objetivo esmiuçar as relações existentes entre o direito dos cidadãos a opinarem livremente sobre quaisquer assuntos e o papel dos governos na proteção deste direito, regulamentações nacionais
inseridas na Internet sem fronteiras, cidadania e direitos dos detentores da propriedade intelectual. Os palestrantes reforçaram a importância da necessidade de haver um equilíbrio entre liberdade de expressão e segurança e proteção a propriedade intelectual.

Acesso
O IGF 2007 levantou importantes ações relacionadas à inclusão digital. Dificuldades especiais de conectividade enfrentadas pela África, regiões isoladas, áreas rurais, ilhas e nações menos desenvolvidas estiveram no centro das discussões internacionais.

Promover o acesso nesses locais mais remotos é um desafio para governantes, entidades e ONGs. Os palestrantes focaram a importância da inclusão digital como meio de desenvolvimento dos países e também discutiram as saídas para ligar à rede o próximo 1 bilhão de pessoas.

Assuntos Emergentes
Um dos objetivos do evento foi debater novos temas que têm surgido a cada dia com a penetração crescente da rede em diversos ambientes. As conseqüências políticas do conteúdo gerado pelos internautas tiveram atenção especial e, a partir das discussões realizadas no fórum, a comunidade internacional terá de encontrar políticas e ações para o novo contexto, com usuários produzindo material para espaços na Web, como Orkut, blogs, wikis etc.

Diversidade
Para este debate, foram pautados assuntos relacionados ao papel dos padrões abertos no estímulo à diversidade; ao envolvimento de comunidades lingüísticas no desenvolvimento de nomes de domínio internacionalizados (IDNs) e de conteúdo multilíngüe, incluindo idiomas de minorias lingüísticas; às tecnologias, políticas e capacitação para reduzir o analfabetismo e oferecer acesso e conteúdo adequado a grupos marginalizados e vulneráveis da sociedade; às políticas públicas voltadas para conteúdo gerado por usuários (CGU) e à formação de apoio e estímulo à demanda por conteúdo desenvolvido em nível local.

Recursos Críticos
O CGI.br aproveitou a participação no IGF para debater questões relacionadas à infraestrutura e administração de importantes recursos para a Web, como o sistema de domínio de nomes, infra-estrutura e gerenciamento de recursos críticos e o protocolo para endereços na Internet (IP).

Assuntos como o acesso móvel, saídas para diminuir o custo do acesso e a necessidade de uma regulamentação global para a Internet também fizeram parte deste debate.

Segurança
A segurança na rede foi um dos principais temas em discussão no evento. Foram debatidas possibilidades de cooperação além de fronteiras nacionais, levando em conta legislações diferentes para privacidade, combate ao crime e segurança. Os ciberataques e a fraude na Internet vêm crescendo a uma taxa muito maior do que o aumento da própria Internet. Assim, a cooperação entre a comunidade de negócios, a sociedade civil e os reguladores é essencial para adotar leis, regulamentações e encontrar soluções técnicas.


Mais informações, visite os sites:
https://www.intgovforum.org , https://www.igfbrazil2007.br e https://governanca.cgi.br

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br (www.cgi.br), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação  (CETIC.br – www.cetic.br), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br

Contatos para a imprensa – CGI.br:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br