CGI.br apresenta nova fase da campanha Antispam.br


11 JUL 2007



Destaque para o lançamento de vídeos educacionais que transmitem, de forma lúdica e divertida, conceitos importantes sobre a Internet ao usuário final

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br ( www.cgi.br ), apresenta a segunda fase da campanha educacional Antispam, uma das iniciativas mais importantes da Comissão de Trabalho Anti-spam (CT-Spam), com o apoio do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). A ação visa combater a propagação e os danos causados pelo spam, para usuários e administradores de redes, por meio do site www.antispam.br , lançado no início de 2006. A segunda fase da campanha inclui quatro vídeos educacionais na área de segurança da Internet.

"Com essa iniciativa pretendemos ampliar ainda mais o acesso às informações, transmitir conceitos importantes de forma lúdica, leve e interativa, e atingir assim o nosso público potencial, ou seja, os usuários de Internet em geral", explica Marcelo Fernandes, conselheiro do CGI.br e representante do Terceiro Setor.

Interatividade e informação

Ao todo, são quatro vídeos produzidos. Dois deles já estão disponíveis para download: "Navegar é preciso", que trata do funcionamento da Internet, com suas vantagens, riscos e necessidade de proteção, principalmente mecanismos como o firewall; e "Os invasores", que apresenta os tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuário, reforçando que a maioria dos códigos têm mais de um vetor de entrada e por isso mais de uma proteção é necessária.

Os outros dois vídeos serão divulgados futuramente : "Spam", aborda os tipos de spam existentes, suas diferenças e malefícios, incluindo códigos maliciosos e fraudes; e "A Defesa", cujo enfoque é o aspecto comportamental, enfatizando que só o usuário pode evitar a maioria das ameaças.

Os vídeos "Navegar é preciso" e "Os Invasores" estão disponíveis na área de downloads do site Antispam.br e podem ser baixados em diferentes formatos, com livre distribuição, de forma que possam ser visualizados em diversos sistemas operacionais. Estes vídeos também possuem diferentes tamanhos e resoluções para download via conexão discada ou banda larga.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br – www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br – www.cert.br ), pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br – www.ptt.br ) e pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br – www.cetic.br ), cujo objetivo é produzir e divulgar informações sobre a disponibilidade e o uso da Internet no país.

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, o grupo é responsável por receber, analisar e responder incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil.

Para mais informações, acesse: www.s2.com.br ou www.nic.br ou www.antispam.br/

Empresa: Fonte: Mariana Balboni, Gerente de Comunicação

Contatos para a imprensa:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Veronica Cassavia - veronicac@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br