CGI.br apresenta as novas versões dos vídeos educativos do Antispam.br


29 JUL 2009



Os episódios ganham versões em inglês e sua edição em português recebeu legendas para orientar um público maior sobre segurança na Web

O CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, apresenta duas novas versões dos vídeos Antispam.br. A fim de atender as necessidades de acessibilidade e seguindo as recomendações do WAI (Web Accessibility Initiative), grupo de trabalho de acessibilidade do W3C (World Wide Web Consortium), estão agora disponíveis vídeos em português com legendas no mesmo idioma. Esta iniciativa possibilitará o acesso ao conteúdo por aqueles que não possuem dispositivos sonoros em seus computadores, assim como por deficientes auditivos.

Dada a sua repercussão internacional e em resposta a diversas demandas, os vídeos ganharam versões em inglês. “Há tempos, nos eventos internacionais que somos convidados a participar, éramos questionados sobre a possibilidade de tornar disponíveis versões em inglês dos vídeos” afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br – Centro de Estudos Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil.

Os vídeos, fruto da Comissão de Trabalho Anti-spam, possuem recomendações e dicas sobre como o internauta deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. No total, quatro animações compõem o material da ação: "Navegar é preciso", "Os Invasores", "Spam" e "A Defesa".

"Navegar é preciso" e "Os Invasores" foram os dois primeiros vídeos da série educativa. O primeiro apresenta o funcionamento da Internet, suas vantagens, riscos e a necessidade de proteção. O segundo trata dos tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuário, reforçando que a maioria dos códigos tem mais de um vetor de entrada e, por isso, mais de uma proteção é necessária.

O vídeo "Spam" demonstra aos usuários os diversos problemas que podem ser causados pelas mensagens não solicitadas. Propagação de vírus e a divulgação de produtos supostamente milagrosos, assim como aspectos relacionados à segurança da rede e do usuário, são alguns dos tópicos abordados pela animação. O objetivo do episódio "A Defesa" é apresentar ao usuário maneiras e dicas de como se proteger de ameaças na Internet para navegar com mais segurança na rede.

Todos os episódios estão disponíveis para download no site Antispam.br (https://www.antispam.br/videos). Com distribuição livre, podem ser baixados em diferentes formatos, tamanhos e resoluções, para serem visualizados em diversos sistemas operacionais e tipos de conexão.

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em https://www.cert.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -- NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio -- Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações -- CEPTRO.br (https://www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação -- CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em https://www.cgi.br/.

Para mais informações, acesse: https://www.cgi.br/, www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Renata Albuquerque – renata@s2.com.br
Michele Gassi – micheleg@s2.com.br
Raquel Herrera – raquel@s2.com.br
Veronica Cassavia – veronicac@s2.com.br
Ricardo Franzin – rfranzin@s2.com.br

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D'Avo - Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues - Assistente de Comunicação – everton@nic.br