Ceweb.br promove seminário para debater uso de inteligência artificial generativa e seus impactos na Web no Brasil


11 MAI 2023



Evento que acontece nesta quinta-feira (18) reunirá especialistas de diferentes segmentos para discutir potenciais aplicações Web, boas práticas e padrões para essa tecnologia

Capazes de criar, em poucos segundos, conteúdos como imagens, textos, vídeos e áudios, e cada vez mais presentes na Web, nos últimos meses, as aplicações em inteligência artificial generativa passam por uma rápida evolução, tornando-se acessíveis ao público geral.

Para debater o desenvolvimento e a utilização desse tipo de tecnologia no país, que possibilita novas formas de uso da Web e novos desafios para a sociedade em rede, e para identificar potenciais casos de aplicação, boas práticas de uso e suas consequências em diferentes dimensões da Web, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promove, nesta quinta-feira (18), o Seminário IA generativa e a Web no Brasil. Com entrada gratuita, o evento, que acontece na capital paulista, reunirá especialistas de diferentes segmentos. O encontro será presencial, e também transmitido em tempo real via canal do NIC.br no YouTube.

Contará com a participação do renomado pesquisador Virgílio Almeida (UFMG e Berkman Center/ Harvard), que fará uma apresentação sobre o panorama da IA generativa. Teremos também a presença de especialistas da IBM, UOL, Buzzfeed, Folha de S.Paulo, IBDA, PUC-SP, UFJF, FGV e Ministério de Gestão e Inovação. Nesse contexto, serão debatidos: computação, linguística e design, os impactos da IA generativa no ecossistema da Web no Brasil, os desafios na educação digital, no jornalismo e criação de conteúdo na Web.

"O uso de ferramentas de IA generativa pela comunidade global levantou diferentes questionamentos sobre o funcionamento dessa tecnologia, a acurácia dos algoritmos que geram as respostas fornecidas por ela e os impactos na forma como os usuários passarão a buscar conteúdos na Web. Há também dúvidas sobre as reverberações que isso terá na economia digital, uma vez que esse tipo de modelo tem potencial para modificar o ecossistema de oferta de conteúdos originais, com impactos na educação, jornalismo, design, computação e muitas outras áreas. Por isso é fundamental compreender e aprofundar a discussão sobre o tema no Brasil”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br/NIC.br.

A proposta do seminário é fomentar o debate e levantar questões, para posterior aprofundamento, sobre os modelos de IA generativas – como o tão comentado ChatGPT, por exemplo – e seus potenciais desdobramentos sociais, éticos e econômicos na esfera da Web no Brasil.

A abertura do evento será às 9h e o encerramento, às 17h. A programação completa a inscrições gratuitas estão disponíveis por meio do website: https://iagenerativa.ceweb.br/.

Anote na agenda
Seminário IA generativa e a Web no Brasil
Data: 18 de maio, quinta-feira
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório do Edifício Bolsa de Imóveis - Av. das Nações Unidas, 11.541 - 2º andar - Cidade Monções - São Paulo/SP
Inscrições gratuitas para acompanhar presencialmentehttps://iagenerativa.ceweb.br/ (vagas limitadas)
Onde assistir: canal do NIC.br no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOZACd2w5EpQOMiNYUt90Jex)

Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostrar como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/