1ª Conferência Web W3C Brasil terá presença de Anne van Kesteren


28 OUT 2009



Editor do documento "Diferenças entre HTML5 e HTML4” detalha evolução da nova linguagem. Evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, em São Paulo

A comunidade Web brasileira não perde por esperar. O holandês Anne van Kasteren virá ao país para a 1ª Conferência Web W3C Brasil, realizada pela filial local do W3C (Consórcio World Wide Web), entidade com escritório baseado na sede do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O evento, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, no Blue Tree Towers Morumbi, em São Paulo, receberá mais de 400 profissionais da área, promoverá debates e discussões sobre a evolução da web, a padronização de tecnologias e o impacto na sociedade.

Anne van Kesteren é editor do documento "Diferenças entre HTML5 e HTML4" do W3C, publicado pela primeira vez em janeiro de 2008 e que já possui uma nova versão do editor. Atualmente, o estudioso trabalha para as empresas Opera Software, Limpid e Q42 e está profundamente envolvido com a comunidade que trata de padrões, com participação ativa no Grupo de Trabalho HTML da entidade. “Será uma excelente oportunidade para a comunidade web brasileira conhecer a evolução da nova versão do HTML5 direto da fonte de quem está no olho do furacão”, garante Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

Mais informações sobre o discurso de van Kasteren sobre HTML5 estão disponíveis em um vídeo na Internet ou em seu blog pessoal, que contém informações sobre tecnologias, viagens e variedades.

Primeira vez no Brasil
Pesquisadores, desenvolvedores, usuários, empresas, agências digitais e mídias farão parte do público participante da conferência. “Queremos reunir a comunidade atuante em tecnologias Web para discutir como torná-la universal conforme o princípio do W3C: Web para todos, em qualquer dispositivo, lugar, língua e cultura. Será ainda uma oportunidade para mostrar às organizações os benefícios do uso de padrões e apresentar os mais recentes como o HTML 5, CSS 3”, explica Diniz.

Diversos temas relacionados a tendências da Web estarão presentes no evento, que terá participação de convidados brasileiros e internacionais. A programação incluirá abordagens sobre o benefício imediato e futuro do uso de padrões; acessibilidade e usabilidade; Web semântica; mecanismos de busca; mobilidade; governo eletrônico; segurança e privacidade; modelos de negócios; redes sociais e computação em nuvem — cloud computing.

Com o objetivo de abrir espaço para sugestões e participação da comunidade, o W3C Brasil está presente também nas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/w3cbrasil) e Twitter (https://twitter.com/w3cbrasil). Os interessados em contribuir com temas para a programação do evento podem conectar-se à 1ª Conferência Web W3C Brasil 2009 e fazer sugestões. Além disso, aqueles que possuem apresentações de casos práticos e inovadores de uso da Web podem inscrever seus trabalhos e obter informações sobre o local, hotéis etc em https://conferenciaweb.w3c.br/ ou conferênciaweb@nic.br.

Anote na agenda:
Evento: 1ª Conferência Web W3C Brasil
Data e horário: 23 de novembro, das 12h às 18h, e 24 de novembro, das 09h às 18h (segunda e terça-feira)  
Local: Blue Tree Towers Morumbi - Avenida Roque Petroni Junior, 1000 – Brooklin – São Paulo/SP.

Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br
Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações emhttps://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (https://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Para mais informações, acesse: https://www.cgi.br/
www.s2.com.br e https://twitter.com/S2comunicacao

Contatos para imprensa: S2 Comunicação Integrada
Michele Gassi  – micheleg@s2.com.br
Raquel Herrera – raquel@s2.com.br

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Assistente de Comunicação – everton@nic.br