Sociedade civil elegerá representantes para o CGI.br


22 AGO 2016



Inscrições para compor o Colégio eleitoral terminam em 28 de agosto. Os eleitos exercerão mandato de três anos.

Entidades da Sociedade Civil têm até o dia 28 de agosto para compor Colégio eleitoral na eleição de representantes da Sociedade Civil para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Após a homologação das entidades que desejarem participar e a composição dos diversos colégios eleitorais, será iniciado o prazo para a indicação dos candidatos para as 11 cadeiras da Sociedade Civil, os quais, se eleitos, exercerão mandato de três anos (2017 a 2019) e atuarão na definição de diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no País. A votação será realizada por meio eletrônico. Todas as etapas do processo são detalhadas em infográfico e demais orientações estão disponíveis no sítio do CGI.br. Comentários ou dúvidas também poderão ser enviados pelo endereço eleicao2016@cgi.br.

Este é o quinto processo eleitoral dos representantes da Sociedade Civil no CGI.br. Desde 2003, compõem o CGI.br 11 integrantes diretamente eleitos dentre os representantes do segmento, sendo quatro eleitos pelas organizações do terceiro setor, quatro pelo setor empresarial e três pela comunidade científica e tecnológica. Além destes, compõem o CGI.br outros nove representantes de órgãos de governo e um representante de notório saber em assuntos de Internet, formando um total de 21 integrantes. Com 11 membros, a Sociedade Civil possui composição majoritária e efetiva nas decisões referentes à gestão da Internet

História e atividades do CGI.br

Criado em 31 de maio de 1995, e reformulado e ampliado em setembro de 2003, o CGI.br tem entre suas atribuições estabelecer diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br”, promover estudos e recomendar procedimentos para a segurança da Internet e propor programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

Dentre as diversas atividades do CGI.br - que em 2015 comemorou seu 20º aniversário, - destaca-se os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet, definidos em consenso por todos os setores que compõem o CGI.br e utilizados como base para a lei do Marco Civil da Internet, que representa um grande avanço para a proteção dos direitos civis constitucionais dos brasileiros.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br

Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/

YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr