Publicações do Cetic.br são lançadas em encontro do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate
A palestrante Cristina Ponte reforçou a importância de políticas públicas de alfabetização digital, considerando a participação dos jovens nesse processo
O último encontro da 3ª edição do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate foi marcado por discussões acerca da alfabetização para a cidadania digital e contou com o lançamento das publicações das pesquisas TIC Educação 2018 e TIC Kids Online Brasil 2018. O evento, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Sesc São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ocorreu no dia 5 de novembro, em São Paulo.
Na abertura, Danilo Miranda (Diretor Regional do Sesc São Paulo) enfatizou a importância da educação e do processo de apropriação cultural para amenizar as desigualdades sociais. De forma complementar, Fernando Almeida (professor da PUC-SP) apontou que “compreender como o país se encontra, principalmente no campo da educação, é essencial para podermos pensar em estratégias para o futuro”.
Alexandre Barbosa (gerente do Cetic.br) tratou da importância dos dados das pesquisas sobre acesso e uso das TIC para subsidiar iniciativas voltadas ao uso crítico e responsável da Internet. “A tecnologia permite o amplo acesso à informação, mas é fundamental desenvolver uma postura crítica com as informações acessadas on-line. A sociedade precisa, portanto, ser alfabetizada digitalmente”, pontua. Barbosa também reforçou a importância dos recursos do domínio .br para o desenvolvimento das pesquisas do Cetic.br, que mapeiam a apropriação das TIC no país, e finalizou sua apresentação exibindo os vídeos com os destaques das edições de 2018 das pesquisas TIC Educação e TIC Kids Online Brasil.
Alfabetização para a cidadania digital
Mediada por Patrícia Blanco (presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta), a pesquisadora Cristina Ponte (professora associada na Universidade Nova de Lisboa) apresentou a conferência “Alfabetização para a cidadania digital”. A palestrante chamou atenção para as recomendações do Conselho da Europa para promover o uso aberto, inclusivo e seguro da Internet.
Ponte destacou a garantia dos direitos das crianças no âmbito digital. “Todas devem ter acesso ao ambiente digital, com a garantia da liberdade de informação e expressão, participação e envolvimento em atividades lúdicas, direito de reunião e de associação, privacidade e proteção de dados, e direito à educação.”
Na avaliação da professora, a alfabetização digital e a educação para a cidadania digital permitem que as crianças possam utilizar a Internet de forma segura e responsável. Para isso, são necessárias competências técnicas e habilidades que envolvem a criação e a compreensão crítica do conteúdo e das oportunidades e riscos no ambiente on-line. Ponte destacou a importância de escolas e de organizações que trabalham para e com os jovens no desenvolvimento de iniciativas de alfabetização digital.
Finalizando o evento, a pesquisadora pontuou a importância de políticas públicas de educação para o digital sustentadas em evidências, que devem considerar os jovens como participantes ativos nesse processo.
Também lançado durante o encontro, o segundo volume da publicação do Ciclo Cultura, Educação e Tecnologias em Debate reúne textos das discussões promovidas pelo Sesc São Paulo, Cetic.br/NIC.br e PUC-SP no primeiro semestre de 2019, e pode ser acessado gratuitamente em https://cetic.br/publicacao/cultura-educacao-e-tecnologias-em-debate-volume-2/. Já as publicações TIC Kids Online Brasil 2018 e TIC Educação 2018 estão disponíveis no endereço https://cetic.br/publicacoes/indice/pesquisas/.