Publicação TIC Empresas 2015 aponta desafios para economia digital


23 FEV 2017



Artigos tratam de temas como economia colaborativa e novas formas de trabalho apoiadas nas TIC

Em sua 11ª edição, a pesquisa TIC Empresas permitiu identificar desafios relevantes para a inserção das empresas brasileiras na economia digital. A análise dos resultados – divulgados em 2016 – bem como artigos de especialistas acadêmicos, representantes do governo e de organizações internacionais, estão na publicação TIC Empresas 2015 disponível gratuitamente para download. A autoria é do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A publicação apresenta artigos que discutem temas relacionados aos resultados da TIC Empresas 2015, tais como a exclusão digital em pequenas e médias empresas, além de temas emergentes como a economia colaborativa e novas formas de trabalho apoiadas nas TIC, o uso das TIC como ferramenta de inovação e na manufatura avançada. Os leitores têm ainda a oportunidade de conferir o relatório metodológico do estudo, a análise dos principais resultados e tabelas que permitem a leitura por diferentes variáveis de cruzamento.

“Com a publicação da décima primeira edição da pesquisa TIC Empresas, o Cetic.br mais uma vez auxilia a sociedade a desenhar políticas públicas que não apenas promovam melhorias na rede mas que também auxiliem a inclusão digital e o uso da Internet para a promoção do bem-estar de todos”, considera Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, no prefácio do livro.

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, ressalta a importância do estudo para compreender questões críticas sobre as tecnologias de informação no universo empresarial. “Em um mundo cada vez mais conectado, as organizações são desafiadas a aprofundar seu processo de digitalização, tendo em vista que a apropriação das TIC por parte das empresas, em termos de novos modelos de negócios e novas qualificações requeridas, será cada vez mais decisiva para sua sobrevivência no longo prazo”.

Destaques
O avanço na contratação de velocidades de conexão mais altas e a estratégia de possuir mais de um tipo de conexão como forma de garantir o acesso de maior qualidade à Internet estão entre os fenômenos registrados pela 11ª edição da pesquisa TIC Empresas. Para acessar a publicação TIC Empresas 2015 na íntegra, assim como rever a série histórica, visite: http://cetic.br/pesquisa/empresas/publicacoes.