Nota de pesar: Péter Major, referência global em governança na Internet


19 SET 2025



ENGLISH VERSION

O CGI.br e o NIC.br lamentam profundamente o falecimento de Péter Major, ocorrido na última sexta-feira (12). O físico húngaro foi uma referência global em governança da Internet e um grande aliado do modelo brasileiro, que tem o multissetorialismo como alicerce.

Nascido em Budapeste, no ano de 1949, Major graduou-se na Universidade Eötvös Loránd, onde obteve o Mestrado em Física (1972) e o Doutorado em Ciência da Computação (1975). Posteriormente, concluiu também um Mestrado em Economia Industrial pela Universidade Corvinus (1977). Com uma carreira internacional de destaque, atuou por 22 anos na União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, onde se aposentou como Chefe da Divisão de Software de Aplicações Espaciais.

Exerceu ainda funções de liderança em diferentes organismos internacionais: foi Vice-Presidente do Grupo Consultivo de Radiocomunicação da UIT, Presidente e Vice-Presidente da Comissão das Nações Unidas sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD) e Presidente do Grupo de Trabalho sobre Melhorias no Fórum de Governança da Internet (IGF). Também integrou o Grupo Consultivo Multissetorial do IGF, representou a Hungria na Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) por mais de uma década e lecionou na Escola Internacional de Negócios da Universidade de Zhenjiang, na China.

No momento de seu falecimento, exercia a presidência do Grupo de Trabalho da CSTD sobre Governança de Dados.

Péter Major deixa a esposa, duas filhas e quatro netos. Aos familiares e amigos, nossas sinceras condolências.