Ministro Aldo Rebelo destaca a importância do modelo multissetorial do CGI.br
Visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação ocorreu durante reunião do CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) recebeu na tarde do dia 27/03, durante sua reunião ordinária, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo. Acompanhado pelo coordenador do CGI.br, Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do MCTI, o Ministro discursou acerca dos desafios da Internet na contemporaneidade e enfatizou a importância do modelo multissetorial para a governança da Internet, defendido e desenvolvido no Brasil. O ministro declarou apoiou às atividades do CGI.br e manifestou intenção de retornar em outras ocasiões e atividades para dar continuidade à interlocução com o Comitê no esforço conjunto de uma Internet cada vez melhor e mais inclusiva no Brasil.
Em seu discurso, o ministro abordou a inclusão digital de cidadãos em áreas remotas e aspectos relacionados aos incentivos à produção de tecnologia nacional. Também foram destaques os temas da privacidade, da liberdade de expressão e diversidade, apontando os desafios de governança e uso da Internet, mencionando os princípios do Decálogo debatido e elaborado pelo CGI.br e que inspirou a proposição do Marco Civil da Internet. Os diversos conselheiros dialogaram com o ministro sobre questões em pauta nas discussões atuais do CGI.br, apresentando as abordagens específicas de cada setor representado no Comitê.
Neste ano de 2015, no mês de novembro, será realizado no Brasil, o Internet Governance Forum (IGF). A ONU selecionou a cidade de João Pessoa, na Paraíba, para sediar a décima edição do evento. Virgílio Almeida, coordenador do CGI.br, e Hartmut Glaser, secretário-executivo, ressaltaram a relevância da realização do IGF 2015 no Brasil, a articulação e engajamento do poder público e atores locais de João Pessoa para a realização do Fórum que debaterá este ano o tema da “Evolução da Governança da Internet: empoderando o desenvolvimento sustentável”.
Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) aproveitou o ensejo para apresentar ao Ministro as instalações da sede do CGI.br/NIC.br e sua infraestrutura de operação e resolução de nomes e domínios sob o .br.