Ex-coordenador do CGI.br, Virgilio Almeida tomará posse como membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos
Uma das mais altas distinções concedidas a profissionais da área, a eleição para a NAE contemplou também o professor da USP Vanderlei Salvador Bagnato
No próximo dia 5 de outubro, a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (National Academy of Engineering – NAE) promoverá a cerimônia de posse dos 22 membros eleitos neste ano, entre eles, dois brasileiros: Virgílio Augusto Fernandes Almeida, ex-coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), professor emérito da UFMG e titular da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e Vanderlei Salvador Bagnato, professor e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.
Coordenador do CGI.br de 2011 a 2016, Virgilio Almeida foi eleito "por suas contribuições para a avaliação de desempenho e modelagem de sistemas distribuídos de grande escala e para as políticas de tecnologia da informação". Os interesses de pesquisa de Almeida concentram-se em vários aspectos de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuidos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação.
A eleição para a NAE, uma das mais altas distinções concedidas a profissionais da área, aconteceu em fevereiro de 2025, no intuito de homenagear aqueles que fizeram contribuições excepcionais em pelo menos uma das seguintes categorias: prática de engenharia, pesquisa ou educação, pioneirismo em campos de tecnologia – novos e em desenvolvimento -, grandes avanços em campos tradicionais de engenharia ou desenvolvimento/implementação de abordagens inovadoras para educação em engenharia, e liderança em engenharia em um ou mais grandes empreendimentos.
Na ocasião, a entidade anunciou a eleição de 128 novos membros dos EUA (agora são 2.487) e 22 novos membros de fora do país (agora, 336). Os membros da NAE aportam a liderança e a experiência para inúmeros projetos focados nas relações entre engenharia, tecnologia e a qualidade de vida.
Graduado em Engenharia Elétrica na UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-Rio e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University, Virgilio Almeida é ainda membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Nacional de Engenharia do Brasil e da Academy of Science for the Developing World (TWAS).
Em 2022, assumiu como titular da Cátedra Oscar Sala, uma iniciativa da USP e do CGI.br que busca fomentar, orientar e patrocinar intercâmbio multidisciplinar entre os saberes de diversas áreas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a Internet, seu funcionamento, suas aplicações e suas ferramentas.
Almeida é também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.
Almeida é também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.