Ciclo de debates com CGI.br e UnB discute Internet e democracia em tempos de pandemia


24 JUL 2020



Série terá três encontros on-line com painelistas nacionais e internacionais de diversos setores


A participação política on-line e o ativismo digital vêm ganhando relevância nas redes. Mas qual o papel da Internet em processos democráticos, considerando a maior demanda de acesso à rede neste momento de pandemia? Como podemos nos preparar para a participação e interlocução no campo político em que a Internet tem sido usada, ao mesmo tempo como aliada no debate público e democrático, mas também como amplificadora de desinformação?

Para discutir essas questões, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o grupo Repensando as Relações entre Sociedade e Estado (Resocie) do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UNB), promoverão nesta terça-feira (28/7), às 10h, um encontro para discutir ‘Internet, democracia e movimentos sociais: transformações da ação política no ciberespaço’. Marisa von Bulow (UnB), Paolo Gerbaudo (King's College London) e Ming-Sho Ho (National Taiwan University) são os painelistas confirmados.

Esse será o primeiro de uma série de três eventos on-line do Ciclo de Debates “Internet e Democracia em tempos de Pandemia”, promovido pela Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), em parceria com o Resocie. Os debates serão transmitidos sempre às 10h pelo canal do NIC.br no YouTube (http://www.youtube.com/NICbrvideos), e com tradução simultânea. O segundo e terceiro encontros desse Ciclo de Debates acontecerão em 11 e 25 de agosto para discutir, respectivamente, desinformação na Internet como estratégia política e perspectivas pós-pandemia na configuração geopolítica mundial da internet.

Os detalhes sobre os eventos estão disponíveis em https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/.

Anote na agenda

  • 28 de julho, às 10h: Debate "Internet, democracia e movimentos sociais: transformações da ação política no ciberespaço". Painelistas confirmados: Marisa von Bulow (UnB), Paolo Gerbaudo (King's College London) e Ming-Sho Ho (National Taiwan University).

  • 11 de agosto, às 10h: Debate "Desinformação na Internet como estratégia política". Painelistas já confirmados: Rafael Evangelista (UNICAMP) e Alicia Wanless (King’s College). Mais informações em breve.

  • 25 de agosto, às 10h: Debate "Perspectivas pós pandemia: desafios do Sul Global na configuração geopolítica mundial da Internet". Mais informações em breve.