CGI.br lança nova coletânea de artigos sobre desigualdade de gênero no universo das TIC


10 MAI 2022



Debate on-line com autoras de artigos marcou o lançamento da publicação

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou, no fim de abril, novo volume da série Coletânea de Artigos "TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios em um debate on-line com especialistas e autoras de artigos que integram o livro. O livro reúne dez textos escritos por especialistas da área, que estudam e trabalham no enfrentamento das assimetrias e desigualdades que permeiam o mundo digital na sociedade brasileira.

A obra é estruturada em três seções: Gênero e raça nas tecnologias e na governança da Internet; Violência on-line contra mulheres; e Educação – esta última aborda os impactos da desigualdade de gênero no ambiente educacional e na pesquisa acadêmica.

“Esse novo volume representa um marco importante na história do CGI.br, que estabeleceu um processo permanente de debates internos e externos sobre os desafios para a promoção e garantia da igualdade e da diversidade no ambiente on-line e das tecnologias ligadas à Internet e à sua governança”, destaca Bia Barbosa, uma das organizadoras da obra e conselheira do CGI.br, representante do terceiro setor. Ela relembra que o Comitê, inspirado pelos resultados positivos da coletânea inaugural, lançada no ano passado, aprovou em setembro de 2021 um plano de trabalho com uma série de iniciativas nesse sentido.

“Queremos, com essa coletânea, não apenas promover reflexão, mas ajudar a construir uma Internet mais plural e inclusiva no Brasil. Essa é uma demanda urgente e que não pode mais ser negligenciada”, completa Laura Tresca, também organizadora da publicação e conselheira representante do terceiro setor no CGI.br.

A coletânea foi divulgada em um evento on-line, transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube, e que teve a participação de Graciela Natansohn (UFBA-GIG@), Maraísa Cezarino (Szazi, Bechara, Storto, Reicher, Figueiredo Lopes Advogados), Camila Leite (Idec), Larissa Santiago (Blogueiras Negras) e a moderação de Laura Tresca (CGI.br).

A segunda Coletânea de artigos "TIC, Governança da Internet e Gênero – Tendências e Desafios” está disponível para download gratuito em https://cgi.br/publicacao/2-coletanea-de-artigos-tic-governanca-da-internet-e-genero-tendencias-e-desafios/. Para ver o lançamento on-line da publicação, acesse: https://youtu.be/TMerXW4mvYY.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Analista de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Analista de Comunicação - bmigues@nic.br

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/