CGI.br e NIC.br participam de reuniões preliminares do IGF 2015


09 NOV 2015



Atividades antecedem a programação oficial do evento, que segue até sexta-feira (13) em João Pessoa

O 10º Fórum de Governança da Internet (IGF na sigla em inglês) inicia nesta segunda-feira (09/11), em João Pessoa (PB), a série de encontros que irá discutir, ao longo de toda a semana, o desenvolvimento sustentável da Internet. São mais de 100 debates, entre reuniões preliminares, sessões principais, workshops e atividades paralelas, que contarão com a contribuição de mais de duas mil pessoas presencialmente, além dos participantes remotos. Membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estarão, até a sexta-feira (13), envolvidos em diversas atividades da programação do evento.

Na segunda-feira, às 9h, (horário de João Pessoa), na sala de workshop 2, o CGI.br participará da reunião da Iniciativa NETmundial, promovida pelo Comitê Gestor e pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN), em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF). Trata-se de uma plataforma constituída multissetorialmente com o objetivo de viabilizar a colaboração, a cooperação e a proposição de projetos e soluções para questões diversas relacionadas à governança da Internet.

Durante a tarde, a partir das 14h (horário de João Pessoa), na sala de workshop 7, o NIC.br fará parte da reunião do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) que discutirá a "Governança da Internet, Segurança e Privacidade em 2030". No mesmo horário, no salão principal de discussões, membros do CGI.br estarão presentes na reunião de líderes. Também nesta segunda-feira, às 18h45 (horário de João Pessoa), haverá a 9ª Conferência do Ciclo "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet", que colocará em pauta a Governança Democrática e Colaborativa, um dos princípios do decálogo do CGI.br.

IGF 2015

O IGF chega em 2015 ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, e terá o Brasil como sede pela segunda vez – a primeira foi no Rio de Janeiro, em 2007. Até a sexta-feira (13), reunirá representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet, em discussões pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.

A programação completa pode ser consultada no sítio: http://www.intgovforum.org/cms/igf-2015-schedule. Haverá transmissão ao vivo por streaming: https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-cast. Acompanhe as atividades do NIC.br e CGI.br também pelo Twitter: https://twitter.com/comunicbr.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br