Combate ao spam na Internet no Brasil: Histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil

tipo: Livros
publicado em: 19 de outubro de 2015
por: CGI.BR

Interessados na história da Internet no Brasil agora possuem um importante insumo de como o País deixou o posto de “Rei do Spam” e serviu de exemplo internacional de articulação entre os setores para a solução de um problema de abuso da infraestrutura de Internet. Disponível para download no sítio do CGI.br, o livro Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 coordenados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apresenta o trabalho que resultou na efetiva retirada do Brasil do topo das listas de países que mais enviam spam no mundo.

A publicação faz parte da série Cadernos CGI.br e foi organizada por Henrique Faulhaber, conselheiro do Comitê Gestor, e por Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, ambos do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A primeira parte do livro traz um breve histórico das ações que levaram à implementação do programa de gerência da porta 25: como o problema foi identificado, as principais abordagens para a solução e o processo de bloqueio da porta 25.

A segunda parte reúne testemunhos dos principais atores envolvidos no trabalho que, além dos organizadores do livro, incluem: Demi Getschko, Carlos A. Afonso, Marcelo Bechara, Eduardo Parajo, Rubens Kuhl, Eduardo Levy, Danilo Doneda, Jaime Wagner e Marcelo Fernandes. Os depoimentos foram coletados a partir de entrevistas realizadas por Marília de Aguiar Monteiro e Carlos Affonso Pereira de Souza, ambos do Instituto de Tecnologia de Software do Rio de Janeiro - ITS/RJ.