Finalistas do Prêmio Todos@Web são divulgados


14 NOV 2014


Finalistas do Prêmio Todos@Web são divulgados

Iniciativa do W3C Brasil vai premiar projetos, pessoas e instituições que promovem a acessibilidade na Web

A 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, completa nesta quinta-feira (13) mais uma importante etapa: a divulgação dos projetos finalistas, entre eles, websites, instituições, cidadãos, aplicativos e tecnologias assistivas que promovem o acesso de pessoas com deficiências na Web. Para conhecer os selecionados pela comissão julgadora, acesse: http://premio.w3c.br/finalistas/.

O prêmio, que é promovido pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), recebeu mais de 50 inscrições durante pouco mais de dois meses. As categorias do Todos@Web são: Pessoas e instituições, Projetos web, Aplicativos e tecnologias assistivas.

“As categorias aplicativos e tecnologias assistivas concentraram a maior parte dos inscritos este ano. Isso mostra que o prêmio tem chamado atenção dos desenvolvedores web. Os profissionais desta área estão mobilizados não apenas para participar do Todos@Web, mas principalmente para tornar os sites acessíveis, que é o principal objetivo da premiação”, pontua Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do W3C Brasil.

A categoria de aplicativos e tecnologias assistivas também se destacou pela qualidade dos trabalhos. Segundo Reinaldo, todos os projetos inscritos foram bastante criativos. Um player de vídeo, um sistema de gerenciamento de conteúdo e um plug-in que colabora para a acessibilidade na Web passaram para a fase final desta categoria do prêmio.

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e um dos jurados do Todos@Web, Cid Torquato, “fomentar a acessibilidade digital é fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência, possibilitando seu acesso aos produtos e serviços, públicos e privados, disponibilizados na Internet”.

Os finalistas foram selecionados por uma comissão julgadora formada por especialistas em acessibilidade, usabilidade, desenvolvimento Web, representantes de instituições de auxílio a pessoas com deficiência, representantes de governos Federal, Estadual e Municipal e pessoas com deficiência. Os requisitos de avaliação contemplaram desde questões técnicas, a exemplo do uso correto dos padrões Web, acessibilidade, semântica, até temas como criatividade, design, impacto do trabalho na promoção da acessibilidade na Web e resultados obtidos.

Premiação

A cerimônia de entrega do prêmio Todos@Web acontecerá em 4 de dezembro – na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência –, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo. O evento é aberto ao público e terá início às 19h. Para confirmar a sua presença, envie um e-mail para eventos@nic.br. Essa será uma oportunidade para que os finalistas apresentem os trabalhos para os jurados. Os três projetos mais votados em cada uma das categorias vencerão o Todos@Web. Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no regulamento http://premio.w3c.br/regulamento/.

Convite à reflexão

Em consonância com o prêmio, o W3C Brasil promoverá no dia anterior à cerimônia do Todos@Web, em 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma ação online. O site do escritório brasileiro do W3C (http://www.w3c.br/) adotará um recurso que deixa a página escura, com navegação possível apenas por meio do teclado. Será uma simulação aproximada da realidade de deficientes visuais. A ideia é mostrar como a acessibilidade é importante e eficaz num sítio bem construído.