Comissões de Trabalho

As Comissões de Trabalho (CTs) do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil são responsáveis pela elaboração e coordenação de projetos em áreas de importância fundamental para o funcionamento e desenvolvimento da internet no país.

As CTs são formadas por conselheiros do CGI.br, por especialistas do NIC.br e, em alguns casos, por especialistas convidados, com o objetivo de subsidiar as propostas envolvendo a implantação, a administração e o uso da rede internet brasileira.

Entre as principais atribuições e responsabilidades do CGI.br, destacam-se:

  • a proposição de normas e procedimentos relativos à regulamentação das atividades na internet;
  • a recomendação de padrões e procedimentos técnicos operacionais para a internet no Brasil;
  • o estabelecimento de diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e ao desenvolvimento da internet no Brasil;
  • a promoção de estudos e padrões técnicos para a segurança das redes e serviços no país;
  • a coordenação da atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínios usando <.br>;
  • a coleta, a organização e a disseminação de informações sobre os serviços internet, incluindo indicadores e estatísticas.

Algumas das Comissões de Trabalho do CGI.br são:

CT-Spam - A Comissão de Trabalho Anti-Spam tem como objetivo propor e coordenar uma iniciativa nacional contra o abuso no envio de e-mails não solicitados, articulando um conjunto de ações que possa mobilizar os diversos atores relevantes envolvidos no tratamento desse problema.

CT-Indicadores - A Comissão de Trabalho sobre Indicadores é responsável pela coleta e divulgação de dados e indicadores confiáveis a respeito da disponibilidade, uso e penetração da internet no país.

CT-Conteúdos - A Comissão de Trabalho de Conteúdos tem como objetivo estimular a discussão sobre a produção de conteúdos digitais em língua portuguesa.